Publicador de Conteúdos e Mídias

Parlamentares publicam conteúdos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Publicado em 08/03/2024 18h42

Foto: Ísis Dantas/Gab. Dayse Amarilio

Distritais em ato da campanha Agosto Lilás, pelo fim da violência contra a mulher

Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, os 24 deputados distritais usaram suas redes sociais para se manifestar em apoio às mais diversas causas relacionadas ao feminismo e aos direitos da mulher.

O presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), usou seu feed para parabenizar as mulheres, que fazem a diferença em vidas e no mundo. 

“Que neste Dia Internacional da Mulher possamos celebrar todas as conquistas e reafirmar nosso compromisso com a busca pela igualdade de gênero”.

Deputadas

A procuradora da mulher da CLDF, deputada Dayse Amarílio (PSB), compartilhou seu orgulho de ter uma equipe em seu gabinete composta, em sua maioria, por mulheres:

"Como eu poderia pensar em política para mulheres, sem mulheres envolvidas no processo? Num ambiente tão tradicionalmente dominado por homens, é uma honra contar com uma equipe majoritariamente composta por mulheres”, publicou em seu Instagram.

Já a deputada Doutora Jane (MDB), que também foi procuradora da mulher, mas em 2023, aproveitou para compartilhar o dado de que o DF bate o recorde de casos de violência doméstica, com mais de 19 mil registros.

“Os números que não queremos ver, mas que existem e não podem ser esquecidos por mulheres e homens”, externou.

A deputada Paula Belmonte (Cidadania), abriu espaço para o debate da capacidade feminina de cidar de diversos processos ao mesmo tempo:

"Como damos conta de tantas coisas ao mesmo tempo? Só mesmo sendo mulher! Que possamos reconhecer e ser reconhecidas pelos nossos esforços!"

Deputada por dois mandatos consecutivos, Jaqueline Silva (MDB) publicou:

“Em cada conquista, em cada desafio superado, em cada voz que se ergue, celebramos a essência e o poder das mulheres.”

Mulheres nas redes 

Já os deputados Robério Negreiros (MDB) e Martins Machado (Republicanos), cederam o espaço das suas redes para suas esposas usarem suas vozes para representar as próprias pautas.

“O Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante do calendário mundial. É o momento de reflexão da luta e as conquistas das mulheres pela igualdade e respeito”, disse Flávia Negreiros, esposa de Robério, em vídeo publicado no Instagram do parlamentar.

“Muitas mulheres fazem a escolha errada, porque agem pelo impulso, acabam escolhendo o mau companheiro. E a gente tem visto mulheres sendo vítimas de relacionamentos abusivos. Está crescendo o feminicídio, infelizmente. A gente sabe que as políticas públicas nem sempre, ou na maioria das vezes não são eficientes”, defendeu Martins, que falou após sua esposa, Tatiana, fazer a abertura do vídeo.

Parlamentares do PL

Os três parlamentares do Partido Liberal (PL) também utilizaram suas redes para parabenizar as mulheres por seu dia. Thiago Manzoni e Roosevelt participaram de um evento do PL Mulher DF na manhã dessa sexta, com a presença da vice-governadora do DF, Celina Leão, da presidente do partido no DF, deputada federal Bia Kicis do ex-presidente e ex-primeira dama, Jair Bolsonaro e Michele Bolsonaro.

THIAGO MANZONI: "Num momento de celebração no Dia Internacional da Mulher, uma imagem capturou a essência do respeito e da admiração que sentimos por vocês. O olhar compartilhado entre o presidente e a primeira-dama reflete a profundidade do apreço e do reconhecimento do valor inestimável das mulheres em nossas vidas." 

ROOSEVELT: “Hoje tive a honra de prestigiar o evento do @plmulherdf em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Um evento maravilhoso, com mulheres que fazem a diferença no nosso DF e no nosso país. Parabéns @biakicis, @michellebolzonaro pelo evento e a todas as mulheres que honram seu papel e lutam pelo nosso país!”

JOAQUIM RORIZ NETO, também filiado à legenda, não participou do evento, mas publicou em suas redes um vídeo onde homenageia as quatro pessoas a quem considera as mais importantes da sua vida: sua filha, Rafaela, sua esposa, Clara, sua avó, Weslia, e sua mãe, Jaqueline.

“E assim são todos os dias da minha vida, independentemente desta data. Estou sempre conversando, agradecendo e amando todas as mulheres da minha vida. Um grande abraço a todas as mulheres guerreiras e trabalhadoras que estão ouvindo esta mensagem de carinho. Este dia é de vocês.”

Os demais parlamentares também utilizaram de suas redes para externar suas felicitações, preocupações e realizações em relação à pauta feminina.

CHICO VIGILANTE: "Neste dia tão especial, não poderia deixar de homenagear todas as fortes mulheres com quem tenho oportunidade de aprender, conviver e compartilhar momentos inesquecíveis.”

DANIEL DONIZET: "Parabéns às mulheres que se dedicam e se esforçam para fazer do mundo um lugar melhor todos os dias.”

EDUARDO PEDROSA: “A luta pelos direitos das mulheres não é feita só em uma data, ela é diária. Que neste dia 8 de Março cada uma de vocês possa ser homenageada por sua importância e sua força, mas, principalmente, que vocês consigam, a cada dia, ocupar os espaços que merecem em nossa sociedade. Feliz dia das mulheres!”

FÁBIO FELIX: "Queremos reafirmar nosso compromisso com a promoção dos direitos das mulheres e o enfrentamento ao machismo. Nosso mandato tem travado lutas importantes contra a violência de gênero e pela construção de políticas públicas de emancipação, igualdade e proteção.”

GABRIEL MAGNO: "Nossa democracia só é [verdadeira] se for feminista e de garantia real da vida das mulheres.”

HERMETO: "As mulheres são maioria no nosso mandato porque sabemos o quanto elas são inteligentes e dedicadas. Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia!"

IOLANDO: "Eu quero nesse dia de hoje deixar uma mensagem especial para você, mulher, que realmente tem feito a diferença para nosso país. A mulher que representa o papel da mãe, da professora. Que tem um espaço importante na sociedade. Que tem feito a mudança no nosso país. Com isso, nós reconhecemos o seu verdadeiro valor. Que vocês continuem trabalhando para a melhoria do nosso país, da sociedade e das famílias.”

JOÃO CARDOSO: "Nós queremos aqui parabenizar vocês, mulheres, pelo seu dia. Vocês merecem ser amadas e respeitadas sempre. Eu sempre falo que as mulheres são coparticipantes da Criação, junto com Deus. Só vocês têm essa dádiva, têm esse poder de participar com Deus da Criação”

JORGE VIANNA: "Não só um dia, um mês, mas todo ano!”

MAX MACIEL: "Acreditamos que o combate à violência contra a mulher se dá em diversas frentes, inclusive na administração pública. Por isso, nosso time legislativo criou a lei 7.462, que vai garantir apoio às servidoras vítimas de violência e seus filhos, educar servidores e puni-los em caso de reincidência, além de impedir que condenados pela Lei Maria da Penha ingressem no serviço público."

PASTOR DANIEL DE CASTRO: "Neste mês da mulher, celebramos não apenas a beleza e a graça feminina, mas também a coragem e a determinação das mulheres que lutam diariamente por seus direitos e por um mundo mais justo.”

PEPA: "Todas as mulheres são únicas e merecem ser homenageadas todos os dias e em qualquer situação. Mas especialmente neste mês, sua existência deve ser recordada e admirada por todos.”

RICARDO VALE: "Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, quero dedicar este espaço para homenagear e reconhecer todas as mulheres extraordinárias que deixam sua marca no mundo. Vamos juntos enaltecer a força que as mulheres trazem para as nossas vidas.”

ROGÉRIO MORRO DA CRUZ: "As mulheres são a essência da vida, a fonte do amor e a própria definição de resiliência."

Vinícius Vicente (Estagiário) - Agência CLDF