Em meio à comemoração pela volta de Ibaneis, distritais fazem cobranças

Publicado em 15/03/2023 17h07

Foto: Carlos Gandra/CLDF

Na sessão ordinária, deputados voltaram a criticar o Iges-DF

Deputados da base governista comemoraram a volta de Ibaneis Rocha ao Palácio do Buriti. Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (15), vários parlamentares se sucederam em discursos que exaltaram o retorno do governador ao cargo, após mais de dois meses afastado. A decisão, do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, também foi motivo para que distritais passassem imediatamente a cobrar promessas de campanha feitas por Ibaneis.

Entre os governistas, o primeiro a falar foi o deputado Hermeto (MDB), relator da CPI dos Atos Antidemocráticos, que investiga fatos que levaram ao afastamento do governador. “Nada mais justo que a volta de Ibaneis Rocha e nós, na CPI, a cada dia, vamos confirmando que o governador foi pego de calças curtas”, declarou. Para Hermeto, Ibaneis será “mais meticuloso” em relação às informações que chegam até ele.

Logo após, o deputado Wellington Luiz (MDB), presidente da CLDF, manifestou-se louvando a decisão do STF, além de reconhecer o trabalho da vice-governadora, Celina Leão, que esteve à frente do Buriti desde 8 de janeiro. Em seguida, foi a vez do deputado Pastor Daniel de Castro (PP) lembrar os que “subiram à tribuna para clamar pelo retorno de Ibaneis”.

A eles, uniram-se Thiago Manzoni (PL), para quem a decisão traz “alegria e alívio”; Pepa (PP), que enalteceu a “base forte” do governador na Casa; Joaquim Roriz Neto (PL), que se disse “feliz com a notícia” e considerou um “retorno justo”, ainda elogiando a vice-governadora; como também o fez a deputada Paula Belmonte (Cidadania).

Promessas

Parlamentar que levou a notícia ao plenário da Câmara Legislativa, o deputado Fábio Felix (Psol) citou a crise no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) – que terá uma nova mudança em seu comando – para afirmar que Ibaneis Rocha “precisa resolver um problema que ele criou para a cidade”.

O mesmo Iges-DF, que, além do Hospital de Base, é responsável pela gestão das UPAs, foi tema da deputada Dayse Amarilio (PSB). A parlamentar alertou para um possível “colapso” no sistema de saúde do Distrito Federal já no final desse ano. Ela também se referiu ao retorno de Ibaneis e ao papel de Celina Leão à frente do GDF.

Por sua vez, enfatizando a função da oposição, o deputado Max Maciel (Psol) garantiu que irá cobrar as promessas de Ibaneis. “Disse que ia acabar com o Iges e ampliou, que não ia privatizar CEB e entregou à iniciativa privada, bem como anunciou que iria construir casas com recursos próprios”, listou.

Já o deputado Ricardo Vale (PT) lembrou a proposta de levar o BRT para a região norte do Distrito Federal, mencionando as dificuldades do usuário do transporte coletivo, principalmente, no trecho após Sobradinho. Seus colegas de partido Chico Vigilante e Gabriel Magno também engrossaram o coro sobre as responsabilidades da oposição em relação às promessas do governador.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF