Mesa Diretora

A Mesa Diretora da Câmara Legislativa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Compõe-se de presidente, vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário e terceiro secretário, bem como de três suplentes de secretário. O mandato da Mesa Diretora é de dois anos, permitida uma única recondução subsequente, na mesma legislatura ou na seguinte.

Mesa Diretora – Legislatura (2023-2026) – 1º Biênio
Presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz
Presidente

Wellington Luiz (MDB)

Policial civil, Wellington Luiz retorna à Câmara Legislativa para atuar na nona legislatura após ter ocupado uma das cadeiras da CLDF entre os anos de 2011 e 2018. Entre outras, é autor da Lei distrital nº 5.177/2013, que reserva vagas para gestantes nos estacionamentos do DF.

Vice-Presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale
Vice-Presidente

Ricardo Vale (PT)

Também eleito deputado distrital em 2014, Ricardo Vale é desenhista técnico, graduado em administração e marketing. Morador de Sobradinho, milita pelas causas sociais, com atuação nos movimentos estudantis, culturais, esportivos e em defesa dos direitos humanos.

Primeiro-Secretário da CLDF, deputado Pastor Daniel de Castro
Primeiro Secretário

Pastor Daniel de Castro (PP)

Natural de Itapipoca (CE), o distrital eleito é professor, cientista político, advogado e ex-administrador de Vicente Pires. Ficou como suplente em duas eleições para deputado distrital: 2014, pelo PMDB, e 2018, pelo PSC. Além de pautas de saúde, segurança e infraestrutura com foco em Vicente Pires, posiciona-se contra a legalização das drogas e do aborto, entre outros temas.

SUPLENTE:

Pepa (PP)

Segundo-secretário da CLDF, deputado Roosevelt Vilela
Segundo Secretário

Roosevelt Vilela (PL)

Roosevelt Vilela é deputado Distrital.
Subtenente Veterano do Corpo de Bombeiro Militar.
Mora em Brasília desde 1981.
Casado e pai de três filhos.
Bacharel em Direito.
Mestre em Administração Pública.
Foi administrador regional, de forma simultânea, de três regiões administrativas: Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way.
Trabalhou em áreas operacionais e de ensino; mergulho de resgate, salvamento aéreo e condução e operação de viaturas. Tem centenas de operações de salvamento e resgate em seu Histórico.
Por quase 10 anos presidiu o Clube dos Bombeiros, tornando-o no clube da Família Bombeiro Militar.

Sua principal missão é representar e servir a população do Distrito Federal.

Terceiro Secretário da CLDF, deputado Martins Machado
Terceiro Secretário

Martins Machado (Republicanos)

Marcos Martins Machado tem 53 anos, casado com Tatiane Machado, evangélico, radialista e mediador social. Durante anos atuou em trabalhos sociais em diversas ações, sempre com o intuito de servir a população. Em 2018, concorreu a uma cadeira no poder Legislativo, sendo eleito como o deputado distrital mais votado no pleito.

Ao assumir o mandato em 2019, foi eleito como presidente da Comissão de Assuntos Sociais, a qual foi reeleito no segundo biênio. Conduz a Frente Parlamentar do Esporte e dos Idosos, pautas que são primordiais no mandato. Defensor da família luta para que valores sejam respeitados.  

Em sua trajetória no poder legislativo está trabalhando para deixar um legado na habitação, educação, esporte e no social. Possui 17 leis sancionadas e, ao longo desses mais de dois anos como deputado distrital já contribuiu para sanar demandas que há anos a sociedade solicitava.

O distrital acredita no poder transformador que é a educação, por isso destinou mais de três milhões e quinhentos mil reais nas escolas do DF contemplando mais de 70 unidades, em diversas regiões administrativas. Com os recursos foram reformadas quadras esportivas, banheiros, playgrounds, laboratórios, cozinhas, pinturas e compra de material pedagógico. 

Contribuir para que pessoas consideradas vulneráveis tenham direito à moradia digna, também é uma das prioridades no mandato. Por isso, por meio de emenda Parlamentar da Câmara Legislativa, destinou mais de 2 milhões para o Programa Samambaia nossa Casa, visando a construção 108 casas, sem custo para os comtemplados, sendo que a primeira etapa já foi entregue. O programa é uma parceria com a Codhab, Terracap, IFB e UNB.

O parlamentar está trabalhando em prol da sociedade sanando solicitações, que há anos estavam aguardando solução, como a pista e a calçada  de 2km, que liga São Sebastião ao Capão Comprido, uma demanda de mais de 20 anos de espera pelos moradores da região, que sofriam com  lama quando chovia e com a poeira na época de seca. Com a implementação da pista inaugurada em agosto de 2020, mais de 700 alunos da Escola São Bartolomeu serão beneficiados.

Ouvidor da CLDF
Ouvidor

Jorge Vianna (PSD)

Nascido em Bacabal – MA, Jorge Vianna mudou-se com os seus Pais Antonio e Deusimar para Brasília quando tinha 2 anos de idade. Morou em Taguatinga e Ceilândia. Aos 14 anos fixou residência em Samambaia, em 1989, ano de fundação da cidade. Aos 19 anos casou-se com Rosa Vianna, com quem teve duas filhas, Camila 23 anos, e Beatriz 15 anos.

O histórico de lutas de Jorge Vianna tem início muito cedo. Aos 14 anos começou a trabalhar como borracheiro, aos 18 anos serviu a aeronáutica onde ficou por um período de 6 anos, no qual aprendeu o oficio de técnico em gesso, garçom e motorista. Trabalhou no HFA e no HFAB. Fez o curso de Técnico em Enfermagem, graduou-se no Curso de Letras Português/Inglês. Trabalhou como auxiliar de farmácia na UTI Neo Braz e, exerceu a função de técnico em enfermagem em Samambaia.

Foi aprovado em concurso público da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para o cargo de técnico em enfermagem. Foi professor no Instituto Evolução no curso de radiologia. Ainda no Instituto Evolução, sugeriu que fosse implantado o curso de técnico de aplicação de aparelho gessado e sintético, o qual teve participação como professor nesse curso. Por ser educador, sugeriu e implementou o curso de técnico em enfermagem na mesma instituição.

Em 2010, Jorge se filiou no primeiro partido, PSC – Partido Social Cristão, com a esperança de um dia se tornar deputado distrital. Naquele mesmo ano, o candidato, inexperiente, recebeu 1.401 votos e, mesmo não conseguindo o resultado esperado, não desistiu de continuar tentando.

Após ter ingressado na Secretaria de Estado de Saúde exercendo o cargo de técnico em enfermagem, Jorge Vianna percebeu que a categoria da qual fazia parte era desrespeitada, desvalorizada, sem representatividade e sem visibilidade. Diante disso, resolveu lutar e combater as injustiças a qual a classe estava exposta, principalmente por não terem condições de prestar assistência adequada à população, a qual fez o juramento de cuidar da melhor forma.

Ao encontrar outro defensor da categoria, João Cardoso, decidiu unir-se a ele para fortalecer a entidade sindical e representar a categoria de forma legítima e combativa. Desde então, tem sido incansável, lutando e defendendo a categoria, seja ela da iniciativa pública ou privada e, acima de tudo, se colocando a favor da população em busca de uma saúde de qualidade.

Dessa vez com mais amigos, mais pessoas acreditando no sonho e um trabalho bem mais organizado, Jorge Vianna se filiou, em 2014, em um novo partido, o PSD – Partido Social Democrático e mais uma vez tentou vaga em uma das 24 cadeiras da CLDF. Nesse ano, o candidato conseguiu 7.331, sendo o mais votado do partido, no entanto, não foi dessa vez.  Novamente, Jorge não desistiu e continuou seu trabalho em defesa da categoria.

À frente do Sindate-DF, Jorge Vianna denunciou diversas irregularidades à imprensa e aos órgãos competentes quanto aos erros e inconstâncias encontradas dentro dos hospitais públicos, que prejudicavam à população. Por meio de palestras voltadas aos estudantes de enfermagem, nível técnico e superior, Jorge Vianna contribui para que os futuros profissionais de enfermagem conhecessem o mercado de trabalho do qual iriam fazer parte e os possíveis problemas que enfrentariam.

Além disso, ministrou palestras de Primeiros Socorros em Acidentes Domésticos em escolas públicas voltadas aos alunos, professores e comunidade, com o objetivo de orientar o cidadão a dar assistência básica pré-hospitalar em caso de acidentes “domésticos”. Como técnico em enfermagem na SES trabalhou nos Hospitais do Paranoá e Samambaia, e ainda no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, onde se formou como instrutor.

Em 2018, Jorge se filou no Partido PODEMOS, onde ele acreditava que de fato, dessa vez, poderia fazer a diferença, e se candidatou, pela terceira vez, a deputado distrital. No dia 7 de outubro, Jorge Vianna foi confirmado como deputado Distrital eleito obtendo 13.070 votos.

No dia 1º de Janeiro de 2019, após diplomado Deputado Distrital, Jorge Vianna quebra o protocolo e toma posse na CLDF trajando o macacão do SAMU, vestimenta usada para representar a categoria que ajudou a elegê-lo, a Enfermagem.

Atualmente, Jorge Vianna é deputado Distrital pelo partido PODEMOS, integra o bloco União pelo Distrito Federal, é membro titular da Comissão de Educação, Saúde e Cultura - CESC; da Comissão de Assuntos Fundiários - CAF e da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana - CTMU da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF.

Corregedor da CLDF
Corregedor

Joaquim Roriz Neto (PL)

Joaquim Roriz Neto é brasiliense, filho da ex-deputada distrital Jaqueline Roriz. Formado em Ciências Políticas, foi subsecretário de Parcerias Comunitárias e Voluntariado do Governo Ibaneis Rocha, tendo se licenciado para disputar uma vaga na CLDF. Nas eleições de 2014 e 2018, tentou uma cadeira na Câmara dos Deputados. Afirma querer dar continuidade ao legado do avô, o ex-governador Joaquim Roriz.