Voltar TRE-DF atesta integridade das urnas no segundo turno

TRE-DF atesta integridade das urnas no segundo turno

Publicado em 30/10/2022 17h45

Foto: Carlos Gandra/CLDF

Previsto na Resolução do TSE 23.673/2021, o teste de integridade das urnas ocorre nos dias de votação como forma de comprovar a segurança e a confiabilidade do pleito eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) encerrou no final da tarde deste domingo (30) o teste de integridade das urnas. O procedimento foi realizado na Câmara Legislativa (CLDF), que disponibilizou estrutura física e de pessoal e também fez a transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital. O resultado das 14 urnas, sem qualquer intercorrência, reiterou a confiabilidade de todo o processo de votação.

Às 17h19, o juiz eleitoral Romes Eduardo Oliveira, responsável pelo processo, homologou o procedimento de votação e apuração, "considerando a plena e total coincidência dos resultados dos boletins das urnas auditadas com os sistemas de apoio à votação, não havendo portanto divergências a serem apuradas".

Previsto na Resolução do TSE 23.673/2021, o Teste de Integridade das urnas ocorre nos dias de votação como forma de comprovar a segurança e a confiabilidade do pleito eleitoral. O procedimento contou com a participação de cerca de 120 pessoas, dentre servidores públicos, embaixadores, diplomatas e observadores internacionais, totalizando 53 países. As ilhas de auditoria foram montadas no Foyer do Plenário e contaram com computadores, impressoras e urnas eletrônicas.

Auditoria

No sábado (29), no plenário da CLDF, foram sorteadas 20 urnas de distintas seções eleitorais para serem auditadas. Em seguida, as urnas eletrônicas, que já estavam prontas para serem utilizadas, foram transportadas para a CLDF (14 urnas) e para a Escola Canadense de Brasília (6 urnas). Novas urnas foram enviadas para uso nas seções eleitorais em substituição às que foram para o teste.

Para o processo de auditoria, iniciado neste domingo a partir das 6h30, os votos foram computados em urnas eletrônicas após terem sido preenchidos em cédulas de papel, por estudantes universitários e integrantes de partidos políticos. Ao final do dia da eleição, foram comparados os resultados eletrônicos e de votos em papel para atestar que as urnas não apresentam qualquer alteração.

O processo teve início no sábado (29), às 9h, e foi concluído no domingo (30), dia do segundo turno das eleições, ao final do encerramento do horário de votação às 17h.

O teste de integridade também foi realizado no primeiro turno da eleição, seguindo os mesmo procedimentos.

Bruno Sodré - Agência CLDF