Publicador de Conteúdos e Mídias

Maratona Brasília deve integrar o Calendário Oficial de Eventos do DF

Publicado em 20/03/2024 11h44

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa, aprovou, em reunião na manhã desta quarta-feira (20), o PL 680/2023, que institui e inclui o Dia da Maratona do Correio Braziliense, 21 de abril, no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal. 

O autor da proposta, deputado Fábio Felix (PSOL), fez um breve histórico do evento, promovido pelo jornal Correio Braziliense, cuja primeira edição ocorreu em 1991. Ele lembrou que a data, 21 de abril, aniversário de Brasília, também é uma referência à fundação do jornal e da TV Brasília. “É inquestionável que a Maratona Brasília é um grande evento na capital federal, programada para ocorrer no dia 21 de abril de cada ano, representando um marco significativo no calendário não só esportivo, mas também turístico do Distrito Federal”, argumentou.

Em parecer favorável à matéria, o deputado Max Maciel (PSOL), reforçou “a importância histórica da data, promovida por um veículo de comunicação simbólico, que fez parte do processo de fundação da capital federal”. O parlamentar acrescentou que a maratona incentiva “um estilo de vida saudável, além do respeito aos pedestres e à convivência diversa e plural nos meios urbanos”. Do mesmo modo, o deputado Pepa (PP) elogiou a prática da maratona, bem como a proposta de Felix. 

O projeto segue, agora, para apreciação das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), antes de ir à apreciação do plenário. 

Participaram da reunião da CTMU, transmitida ao vivo pela TV Distrital e YouTube, com tradução simultânea em Libras, os deputados Max Maciel (PSOL), Martins Machado (Republicanos), Fábio Felix (PSOL) e Pepa (PP).
 

Franci Moraes - Agência CLDF