Comissão aprova acesso gratuito de crianças no transporte público do DF
Comissão aprova acesso gratuito de crianças no transporte público do DF

Projetos do deputado Max Maciel, aprovados hoje, garantem tarifa zero em datas especiais
A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em reunião na manhã desta quarta-feira (28), três propostas que possibilitam a gratuidade no uso do transporte público do DF. O Projeto de Lei 957/2024, do deputado Chico Vigilante (PT), prevê o acesso gratuito de crianças de 0 a 12 anos a fim de promover a inclusão social e facilitar a mobilidade das famílias.
De acordo com o texto, as crianças devem estar acompanhas por responsável legal durante o uso dos serviços, que compreende ônibus, metrô e outros meios de transporte coletivo.
Vigilante argumenta que o acesso gratuito ao transporte público contribui para que as crianças tenham mais oportunidades de participar de atividades educacionais, culturais e de lazer, além de facilitar o deslocamento para consultas médicas e outros compromissos, reduzindo, desse modo, o impacto financeiro nas famílias.
Tarifa Zero
Já o PL 817/2023 e o PL 894/2024, ambos do deputado Max Maciel (PSOL), tratam sobre a concessão de tarifa zero. O primeiro beneficia usuários nas datas de realização de provas de conclusão do ensino básico e ingresso ao ensino superior, e o segundo, em dias de comemoração ligados à mobilidade urbana. Max, que preside o colegiado, ressalta que a expansão progressiva do Tarifa Zero é de importância primal para a CMTU. Os projetos seguem para tramitação nas demais comissões da Casa.
Participaram da reunião de hoje (28), transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras, os deputados Fábio Felix (PSOL), Martins Machado (Republicanos), Max Maciel (PSOL) e Pepa (PP).
Franci Moraes - Agência CLDF