Deputados comemoram retirada do Fundo Constitucional do arcabouço fiscal

Publicado em 23/08/2023 20h22

Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF

O texto do arcabouço fiscal – sem o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) – foi aprovado nessa terça-feira (22) pela Câmara dos Deputados, e a medida ressoou hoje (23) na sessão da Câmara Legislativa do DF. Os distritais comemoraram o resultado da votação e elogiaram a articulação feita no Congresso Nacional.

“Ontem houve o desfecho de um importante assunto em discussão no Congresso”, destacou o deputado Chico Vigilante (PT). O distrital registrou que 66 deputados votaram contra a retirada do Fundo Constitucional do texto: “Desses, 46 são do PL, queriam que o DF afundasse. Teve um do meu partido também, do Rio Grande do Sul. São persona non grata no DF”.

O deputado Gabriel Magno (PT) citou nomes de quem votou contra, como Carla Zambelli (PL/SP), Eduardo Bolsonaro (PL/SP) e Osmar Terra (MDB/RS), para defender que “o bolsonarismo votou contra o DF ontem”. Essa associação gerou debate em plenário.

“Eu votei no Bolsonaro e não sou bolsonarista”, ressalvou o deputado Hermeto (MDB), defendendo que toda a bancada do DF, independente de partido, “se uniu para salvar o Fundo”.

O deputado Pastor Daniel de Castro (PP) seguiu na mesma linha. “Muitos que votaram no Bolsonaro não são bolsonaristas, quem votou no Bolsonaro não odeia esta cidade”, ponderou. E o deputado Ricardo Vale (PT) concordou: “Muitos que votaram nele foram enganados, inclusive pelas fake news, outra coisa é o bolsonarismo. Não podemos misturar”.

Por sua vez, o deputado Fábio Felix (PSOL) argumentou ser importante mostrar para a população do DF, onde o ex-presidente Bolsonaro teve uma votação expressiva, que “quem votou contra o DF, quem votou contra os R$ 23 bilhões que vamos receber para pagar contas nas áreas da saúde, da educação e, especialmente, da segurança, foi o núcleo duro do PL e do bolsonarismo”.

A deputada Dayse Amarilio (PSB) seguiu com o colega: “É preciso participar mais da política, fiscalizar quem votamos”.

Por fim, Eduardo Pedrosa (União Brasil) elogiou a união de todos os entes do DF pela preservação do Fundo Constitucional e destacou o papel da imprensa na divulgação da importância do FCDF.

Denise Caputo - Agência CLDF