Notícias

Voltar Portal da Câmara Legislativa alcança 4,4 milhões de visualizações em 2023

Portal da Câmara Legislativa alcança 4,4 milhões de visualizações em 2023

Publicado em 05/01/2024 16h50

Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF

Agência CLDF de notícias publicou mais de 1300 matérias, que tiveram 1,6 milhão de visualizações no Portal da CLDF

O ano de 2023 vai ficar marcado na Câmara Legislativa pelo início da nona Legislatura, que trouxe 50% de renovação na Casa, e pelos holofotes da política nacional que focaram o pioneirismo das investigações da CPI dos Atos Antidemocráticos. Esse interesse por acompanhar o trabalho dos distritais se refletiu no acesso ao Portal da CLDF, que teve acréscimo de 19% no número de visualizações de páginas, em comparação com o ano eleitoral de 2022.

No ano passado, o portal da Câmara Legislativa recebeu mais de 4,4 milhões de visualizações e contou com a audiência de 986 mil usuários. São pessoas que acessaram as páginas da CLDF para se informar, acompanhar as leis aprovadas, acessar a agenda dos parlamentares, conferir o Diário Oficial, e acompanhar outros diversos serviços disponibilizados no portal.

Norteado pelo valor da transparência, o trabalho da Agência CLDF de Notícias levou até o cidadão as principais votações e debates ocorridos na Casa no ano de 2023, cumprindo, mais uma vez, a missão institucional de cobrir jornalisticamente tudo o que acontece na Câmara. Ao todo, foram publicadas 1.326 matérias sobre sessões ordinárias, extraordinárias, comissões, solenidades, proposições apresentadas e reuniões.

Considerando apenas as páginas de notícias publicadas pela agência, encerramos o ano com 1,6 milhão de visualizações e um total de 727 mil usuários que se informaram sobre os trabalhos da CLDF por meio dos conteúdos publicados. A matéria mais acessada (CEOF aprova proposta que passa a considerar pessoas com fibromialgia como PCD) foi lida 35.365 vezes até o momento, com números expressivos que refletem a qualidade do trabalho e o compromisso com a informação.

Dentre as páginas com mais visualizações no Portal CLDF, em 2023, estão o SEI (233.996), o Diário da Câmara Legislativa (229.791), as páginas dos deputados distritais (62.924) e a Agenda da Casa (40.442).

Nas redes sociais também houve cobertura prática e ágil sobre o que de mais importante aconteceu na CLDF. Foram mais de 800 postagens nas principais plataformas – Instagram, TikTok e Facebook –, gerando mais de 1,1 milhões de visualizações e mais de 60 mil interações do público, entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Eventos com repercussão nacional, como a CPI dos Atos Antidemocráticos, e votações de maior impacto na vida dos cidadãos, como a concessão da Rodoviária de Brasília, receberam cobertura em tempo real pelo X (Antigo Twitter), permitindo ao público o acesso à informação de forma quase instantânea.

Transparência

Para o vice-presidente da Casa, deputado Ricardo Vale (PT), a CLDF, que em 2023 ganhou o prêmio de casa legislativa mais transparente do país, vem aprimorado seus processos de comunicação para atender melhor seu público alvo: as cidadãs e cidadãos do Distrito Federal.

“Este ano trabalhamos muito para promover uma comunicação que priorize o que é mais importante para o povo do DF. O jornalismo da Casa serve não apenas para noticiar os fatos, mas para auxiliar o cidadão de forma transparente e democrática. Essa tem sido nossa bandeira”, afirmou o distrital.

Cleyton dos Santos, que comanda a Diretoria de Comunicação Social (DICOM), afirmou que a atuação da Agência de Notícias em 2023 reforça que a comunicação também é uma ferramenta de fiscalização. "Nossos números demonstram que estamos trilhando o caminho correto. Possuímos um quadro de pessoal altamente capacitado e alinhado com as transformações tecnológicas. Nossa missão consiste em disseminar informações para toda a população, integrando as tecnologias digitais. Atualmente, a CLDF destaca-se como um exemplo de transparência, sendo reconhecida como a casa legislativa mais transparente do Brasil", concluiu.

O chefe da Agência de Notícias, Claudinei Pirelli, destacou a importância dos conceitos de proatividade e transparência na comunicação pública. “Nós, enquanto casa do povo, temos que levar ao cidadão a informação de uma forma que não haja nenhuma barreira para a fácil compreensão. Além disso, a comunicação tem que ser proativa, indo ao encontro da população e oferecendo respostas às suas necessidades. Esse é o nosso compromisso”, declarou.

Em 2024, a Agência CLDF de Notícias continuará o trabalho constante para aprimorar a comunicação entre o Legislativo e a população, tornando públicas as leis aprovadas e o debate promovido pelos deputados distritais, sempre levando ao cidadão o que está sendo feito por cada parlamentar.

Confira as matérias mais acessadas do portal:

1º – CEOF aprova proposta que passa a considerar pessoas com fibromialgia como PCD – 35.365 visualizações;
2º – ICMS: Comissão aprova isenção para compra de carros por PCD e inclui pessoas com nanismo – 33.476 visualizações;
3º – Tragédia em creche de Blumenau repercute na Câmara Legislativa – 23.801 visualizações;
4º – Ibaneis Rocha é empossado governador do Distrito Federal pela segunda vez – 24.073 visualizações;
5º – Servidores do GDF terão 6% a partir de julho e comissionados receberão 25% – 22.312 visualizações.

Christopher Gama - Agência CLDF