Distritais reforçam compromisso com as reivindicações de Ceilândia

Publicado em 30/03/2023 18h25

Foto: Carlos Gandra/CLDF

O projeto Câmara nas Cidades realizou duas sessões ordinárias na Praça dos Eucaliptos em Ceilândia. Próxima edição será no Varjão nos dias 18 e 19 de abril

No segundo dia de sessão itinerante da Câmara Legislativa na Ceilândia, nesta quinta-feira (30), os deputados distritais reforçaram seus compromissos com as reivindicações apresentadas, nas duas etapas, pela população da cidade. Mais líderes comunitários tiveram a oportunidade de expor demandas, em diferentes áreas, que serão consideradas pelos parlamentares, por meio de proposições ou emendas, conforme disposição anunciada durante o projeto “Câmara nas Cidades”.

O rol de problemas levados pela população ao conhecimento da CLDF incluiu, entre outros, falhas no sistema de transporte público; poluição do Rio Melchior; falta de oportunidades de profissionalização; ausência de calçadas e estacionamento de veículos; demora na regularização das áreas conhecidas como “becos da Ceilândia”; déficit de moradia; insuficiência de profissionais de saúde; escassez de equipamentos culturais e de áreas de lazer.

“Ceilândia é uma cidade esquecida”, resumiu Meire Melo, uma das líderes comunitárias a falar durante o “Câmara nas Cidades”. Por sua vez, Kelber Charles, ao lembrar o aniversário de 52 anos da localidade, afirmou: “As coisas vão chegando aos poucos”. Enquanto Emílio Evaristo, prefeito comunitário da Expansão do Setor O, cobrou efetividade das emendas parlamentares.

Experiência

A sessão da Câmara Legislativa em Ceilândia foi presidida pelo deputado Chico Vigilante (PT). Ontem, o distrital já havia anunciado que, ainda este ano, a CLDF irá promover a revitalização, da Praça dos Eucaliptos local onde foi realizada da primeira edição do “Câmara nas Cidades”. Ele também destacou a presença, nos dois dias, do administrador regional, Dilson Resende de Almeida, para quem os líderes comunitários encaminham reivindicações.

Deputados de vários partidos fizeram pronunciamentos comentando as demandas da população. Na opinião de Jaqueline Silva (sem partido), os distritais precisam “estar presentes e trazer o que há de melhor” para as localidades, “como creches onde ainda não tem”.

Fábio Felix (Psol) avaliou que o “Câmara nas Cidades” é uma experiência fundamental, pois, “é papel da Câmara Legislativa percorrer todo o Distrito Federal”. Também salientou a falta de “aparelhos públicos” para atender a população, em setores como assistência social e saúde.

Valorização

Após ouvir os moradores, Rogério Morro da Cruz (PMN) concluiu que as necessidades dos ceilandense são semelhantes às das demais cidades do DF. Enquanto Pepa (PP) reforçou que seu mandato tem um caráter “popular”, o que significa “valorização das lideranças comunitárias”.

Paula Belmonte (Cidadania), entre outros assuntos, informou sobre reunião realizada, pela manhã, no local onde ocorreu a primeira edição do “Câmara nas Cidades”, para mostrar à população o trabalho da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da CLDF, que ela preside. Já Dayse Amarilio (PSB) abordou o que chamou de “calamidade na saúde”.

Os deputados petistas Ricardo Vale e Gabriel Magno também se dirigiram aos moradores da Ceilândia. O primeiro pinçou, em meio às “muitas reclamações” apresentadas, a situação difícil dos espaços esportivos da cidade e o segundo ratificou a disposição da bancado do Partido dos Trabalhadores de trabalhar em prol daquela comunidade.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF