Infraestrutura para lazer e cultura está entre demandas da aniversariante Ceilândia

Publicado em 27/03/2023 12h42

Foto: Elegis/CLDF

As onze demandas selecionadas por lideranças comunitárias serão apresentadas no projeto “Câmara nas Cidades”, que será montado na Praça dos Eucaliptos, entre quarta (29) e a quinta-feira (30)

Região mais populosa do Distrito Federal, Ceilândia completa 52 anos nesta segunda-feira (27). A RA aniversariante vai receber a primeira edição do projeto “Câmara nas Cidades” de 2023, entre os dias 29 e 30 de março. No último sábado (25), lideranças comunitárias participaram de oficina preparatória e elegeram 11 reivindicações a serem priorizadas pelo Poder Público. As demandas serão apresentadas pelos próprios moradores durante as sessões da CLDF na cidade.

As duas primeiras demandas – debatidas e votadas por cerca de 40 mobilizadores sociais ceilandenses – dizem respeito a espaços de lazer e cultura. A construção de infraestrutura, como banheiros, bebedouros e guaritas para os vigilantes, no Parque do Setor O foi a reivindicação mais recorrente.

Na sequência, a demanda a ser priorizada é a conclusão do Centro Cultural de Ceilândia, destacadamente a construção do cine teatro. Ceilândia é uma cidade pulsante, multicultural e berço de nomes consagrados em várias áreas, a exemplo do cineasta Adirley Queirós, do DJ Jamaika (falecido na semana passada) e do grafiteiro Mikael Omik.

Os moradores que participaram da oficina preparatória para o “Câmara nas Cidades” apresentaram, ainda, outras reivindicações relativas a espaços de lazer: como a revitalização de equipamentos públicos para a prática de esportes, bem como a reforma da Praça dos Eucaliptos, tradicional ponto de encontro da população local. Será, exatamente, essa praça que vai acolher a estrutura do projeto de sessões itinerantes da Câmara Legislativa na RA.

Demandas nas áreas de saúde, meio ambiente e infraestrutura urbana (drenagem de águas pluviais e asfaltamento) também foram elencadas pelas lideranças comunitárias de Ceilândia.

A oficina preparatória foi organizada pela Escola do Legislativo da Câmara Legislativa (Elegis) e reuniu cerca de 40 representantes da comunidade, os quais foram mobilizados pela Administração Regional.

Conheça as principais demandas de Ceilândia:

1.    Construir a infraestrutura do Parque do Setor O (banheiros, bebedouros, guarita dos vigilantes etc.);

2.    Conclusão do Centro Cultural de Ceilândia (construção do cine teatro);

3.    Continuidade do Serviço de Convivência do Cantinho do Girassol;

4.    Revitalização do asfalto em toda a Ceilândia;

5.    Revitalização do Rio Melchior;

6.    Melhoria da rede pluvial e drenagem pluvial;

7.    Revitalização do campo sintético da QNP 26 – P Sul;

8.    Contratação de mais médicos para Ceilândia;

9.    Reforma e revitalização da Praça dos Eucaliptos em todos os equipamentos;

10.    Construção de creche no Condomínio Privê;

11.    Cobertura da Quadra QNP 09 (CEF 25), Ginásio Boa Vizinhança.

Câmara nas Cidades

A estrutura do “Câmara nas Cidades” na Ceilândia será montada na Praça dos Eucaliptos, na QNM 14. Além das sessões externas, que começam às 15h, o projeto vai abrigar – durante toda a quarta (29) e a quinta-feira (30) – ações em parceria com diversos órgãos do Executivo e do Sistema S. Nos dois dias, a instalação vai sediar espaços de atendimento da Defensoria Pública, Polícia Civil, Secretaria da Mulher e do Na Hora.

“As sessões que vão acontecer nas diferentes regiões administrativas do Distrito Federal desempenham o papel crucial de aproximar a população das atividades dos parlamentares, além de permitir aprimorar a eficácia dos mandatos”, destaca o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB).

A próxima edição do “Câmara nas Cidades” será na região administrativa de Varjão, nos dias 18 e 19 de abril.

Denise Caputo - Agência CLDF