CCJ aprova ampliação do uso das faixas exclusivas para caminhão guincho

Publicado em 25/04/2023 11h28

Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital

Participaram da reunião os deputados Thiago Manzoni, Chico Vigilante, Fábio Felix) e Robério Negreiros

Os caminhões guinchos vão poder usar as faixas exclusivas destinadas ao transporte público. Este é objetivo do PL 1940/2021, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa na manhã desta terça-feira (25).

O autor da proposta, deputado Hermeto (MDB), explica que as faixas exclusivas foram criadas para proporcionar maior agilidade ao transporte público coletivo e desafogar o trânsito nas principais vias do DF, especialmente nos horários de pico. Nessa linha, ele argumenta que os guinchos são veículos de socorro, sendo que o tempo de locomoção é de extrema importância, até mesmo para desobstrução das vias.

O relator da matéria, deputado Robério Negreiros (PSD),corroborou com o mérito da proposta, mas apresentou emenda modificativa a fim de excluir da autorização caminhões guinchos de caçamba, autorizando o uso das faixas apenas para os caminhões guinchos de veículos. Ele também aconselhou o autor a restringir o uso das faixas aos guinchos em serviço, sugestão que deverá ser incorporada ao projeto na forma de substitutivo apresentado pelo autor em plenário.

Embora tenha votado favorável ao mérito do projeto, o deputado Fábio Felix (PSOL) fez algumas ressalvas. Ele entende que a ampliação do uso de faixas exclusivas deva ocorrer por instrução normativa do Departamento de Trânsito (Detran) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgãos capazes de analisar e discriminar quais vias poderão ser liberadas para os caminhões guincho, medida que poderá, inclusive, constar na regulamentação da matéria.

Já aprovado pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), o projeto segue, agora, para apreciação do plenário.

Participaram da reunião de hoje (25), transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, os deputados Thiago Manzoni (PL), Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (PSOL) e Robério Negreiros (PSD).

Franci Moraes - Agência CLDF