Comissão de Assuntos Sociais aprova pagamento de taxas de serviços públicos com cartão no DF
Comissão de Assuntos Sociais aprova pagamento de taxas de serviços públicos com cartão no DF
Foto: Eurico Chaves (estagiário)/Agência CLDF

O relator da matéria, Pastor Daniel de Castro, ressaltou que os cidadãos devem ter acesso irrestrito aos serviços prestados pelo Estado, independentemente da forma que escolherem para fazer pagamento
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa aprovou, na manhã desta quarta-feira (12), o PL 1.689/2021, que possibilita o pagamento de taxas e preços de serviços públicos com cartão de crédito e de débito. O autor da proposta, deputado Roosevelt Vilela (PL), cita o exemplo do Jardim Zoológico de Brasília, que não aceita o pagamento do ingresso por meio de cartão, apenas em dinheiro.
O parlamentar observa que, mesmo diante da governança digital e a consequente prestação de serviços migrando para a forma digital, há dificuldades para adaptação de serviços em alguns órgãos públicos locais. Por outro lado, ele lembra que a Secretaria de Economia, por exemplo, faculta o pagamento de tributos, como IPVA e IPTU, com cartão de crédito.
“É cada vez menor a utilização de dinheiro em espécie pela população, seja por razões de segurança ou por motivo de comodidade, sendo necessário que o Estado avance para atender às reais demandas da população”, afirma.
O relator da matéria, deputado Pastor Daniel de Castro (PP), reforça a finalidade do projeto, que é “garantir a todos os cidadãos o acesso irrestrito aos serviços prestados pelo Estado, independentemente da forma que escolherem para fazer o devido pagamento das taxas e preços”.
O texto passará pela análise das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), antes de ir à votação em plenário. Participaram desta votação os deputados Dayse Amarilio (PSB), Max Maciel (PSOL), Martins Machado (Republicanos) e Pastor Daniel de Castro, em reunião transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.
Franci Moraes - Agência CLDF