Refeições nos restaurantes comunitários poderão ser pagas com Pix
Refeições nos restaurantes comunitários poderão ser pagas com Pix

As refeições – café da manhã, almoço e jantar – nos restaurantes comunitários do Distrito Federal vão poder ser pagas por meio de Pix. A nova modalidade de pagamento foi autorizada pela Lei nº 7.300/2023, publicada nesta terça-feira (25) no Diário Oficial do DF. A norma, contudo, estabelece um prazo de até 90 dias para que o governo local faça as adaptações necessárias ao cumprimento da legislação, cujo autor é o deputado Joaquim Roriz Neto (PL).
Atualmente, 14 restaurantes comunitários estão funcionando. A unidade do Recanto das Emas é a única que serve as três refeições. Em Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Paranoá, Planaltina, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho e Sol Nascente, os usuários encontram café da manhã e almoço. Enquanto os restaurantes do Gama, Itapoã, Riacho Fundo e Santa Maria abrem somente no horário do almoço. O preço, para o público em geral, é o mesmo em qualquer localidade: R$ 1,00 (almoço ou jantar) e R$ 0,50 (café da manhã).
De acordo com a Lei nº 7.300/2023, o GDF deverá instalar placas nas unidades, indicando a possibilidade de pagamento por meio de Pix, bem como os passos para a utilização desse meio de quitação dos valores cobrados. Também observa que a modalidade não excluirá as demais possibilidades de pagamento existentes ou que venham a ser instituídas.
Ao apresentar a proposição que deu origem à lei, o deputado Joaquim Roriz Neto observou que, além de adequar a administração pública aos avanços tecnológicos das operações bancárias, a medida “facilitar a vida do cidadão, assegurando-lhe agilidade, comodidade e segurança nas transações”. No momento, os restaurantes comunitários só admitem o pagamento em espécie.
Marco Túlio Alencar - Agência CLDF
Mais notícias sobre
Social
Recanto das Emas (RA XV)
Brazlândia (RA IV)
Ceilândia (RA IX)
Estrutural/Scia (RA XXV)
Paranoá (RA VII)
Planaltina (RA VI)
Samambaia (RA XII)
São Sebastião (RA XIV)
Sobradinho (RA V)
Sol Nascente/Pôr do Sol (RA XXXII)
Gama (RA II)
Itapoã (RA XXVIII)
Riacho Fundo (RA XVII)
Santa Maria (RA XIII)
Joaquim Roriz Neto

População pede controles de acesso às escolas do DF para garantir segurança
20h47 16/04/2025