Publicador de Conteúdos e Mídias

Plano Distrital de Educação será tema de 14 audiências da CESC

Publicado em 13/03/2023 15h38

Foto: Figueiredo/CLDF

Magno alertou que, no ano que vem, o GDF deverá encaminhar um novo plano à Câmara Legislativa

Em reunião na tarde desta segunda-feira (13), a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da CLDF aprovou o calendário de audiências sobre o Plano Distrital de Educação (PDE). Ao todo, a comissão deverá realizar, ao longo deste ano, 14 debates públicos sobre o PDE, sendo que a primeira audiência será no dia 20 deste mês. O objetivo, segundo o presidente do colegiado, deputado Gabriel Magno (PT), é elaborar um balanço das 21 metas do PDE. 

Magno alertou que, no ano que vem, o GDF deverá encaminhar à CLDF um novo plano. Portanto, a CESC, por meio das audiências, terá subsídios para fazer um diagnóstico e avaliação das metas do PDE, cuja vigência termina em 2025. Nos debates públicos, ainda de acordo com Magno, devem participar a Secretaria de Educação do DF e os diversos segmentos da comunidade escolar. 

Ao declarar seu voto favorável, a deputada Dayse Amarilio (PSB) justificou que “gestão só se faz com dados”. Também apoiou a decisão o deputado Jorge Vianna (PSD). 

Conselhos de saúde 

Aos conselheiros regionais de saúde presentes na reunião da CESC de hoje (13), os integrantes do colegiado propuseram realizar uma reunião no próximo mês sobre a saúde pública do DF. O deputado Jorge Vianna lamentou o descumprimento das metas propostas pelos conselheiros nas conferências regionais de saúde. “Está na hora de virar essa página e as propostas serem atendidas”, enfatizou. 

Nesse sentido, a deputada Dayse Amarilio os convidou para participar dos encontros da frente parlamentar sobre atenção primária. “A saúde precisa ser prioridade”, argumentou, ao acrescentar que a Casa deve exercer seu papel de fiscalização a fim de garantir “o mínimo de dignidade para os usuários do Sistema Único de Saúde”.

O encontro de hoje foi transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.

Franci Moraes - Agência CLDF