Iolando Almeida comemora inclusão do Dia da Pessoa com Visão Monocular no Calendário Oficial
Iolando Almeida comemora inclusão do Dia da Pessoa com Visão Monocular no Calendário Oficial

Iolando destacou que a nova legislação auxilia no reconhecimento e valorização das pessoas
Na Sessão Extraordinária Remota desta terça-feira (23), o deputado Iolando Almeida (PSC) comemorou a publicação da lei 6.817/2021, que inclui no Calendário Oficial do Distrito Federal o Dia da Pessoa com Visão Monocular. Ele agradeceu ao governador, Ibaneis Rocha, pela a sanção ao projeto de sua autoria. “Fiquei muito feliz, porque há muito tempo tenho lutado para criar esse dia. Os nossos amigos, que nos acompanham, ficaram muitos felizes”, afirmou.
Iolando também parabenizou o presidente da República, Jair Bolsonaro, por ter sancionado o projeto de lei que classifica a visão monocular como deficiência. “É uma forma de ser justo com as pessoas que tem vista monocular, que agora estão sendo honradas e com certeza serão valorizadas e reconhecidas no âmbito de todo o nossos país”.
O deputado Reginaldo Veras lembrou que a Câmara Legislativa foi “pioneira” na inclusão das pessoas com visão monocular, com aprovação de lei em 2016 que permitiu a elas concorrerem aos cargos reservados às pessoas com deficiência em concursos públicos, que foi copiada por outros Estados. “Meu filho tem visão monocular e quando menino tinha o sonho de ser piloto, o que nunca poderia ser. Isso mostra que ele passava por exclusão por causa da deficiência”, ilustrou.
Mario Espinheira
Foto: Carlos Gandra/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa