Dia do Consumidor motiva pronunciamentos de distritais
Dia do Consumidor motiva pronunciamentos de distritais
Foto: Carlos Gandra/CLDF

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da CLDF, Chico Vigilante destacou que telefonia celular e bancos são os campeões de reclamações
O Dia do Consumidor, comemorado nesta data, motivou pronunciamentos relacionados ao tema na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (15). “Ninguém tem estado tão desprotegido e tem sido tão enganado como o consumidor”, avaliou o deputado Chico Vigilante (PT), observando que os serviços prestados pelas empresas de telefonia celular e pelos bancos são os campeões de reclamações.
O parlamentar, que preside a Comissão de Defesa do Consumidor da CLDF, disse ainda que “as pessoas precisam ser defendidas de fato” e lembrou problemas nos postos de combustíveis – fraudes nas bombas e adulteração da gasolina, por exemplo –, que também foi assunto do deputado Fábio Felix (Psol).
Para ele, será necessária “uma investigação consistente sobre o cartel dos postos na nossa cidade”, referindo-se à majoração do preço da gasolina na bomba tão logo a Petrobrás anunciou o último reajuste. “Aumentaram ainda com a gasolina antiga”, argumentou.
Em à parte, o deputado Agaciel Maia (PL) afirmou que a justificativa da paridade com o mercado internacional do preço dos combustíveis praticado no país baseia-se em “falácias”.
Marco Túlio Alencar - Agência CLDF