Derrubada de casas em Santa Maria é tema de debate no plenário

Publicado em 29/09/2021 18h31

Foto: Bruno Sodré/CLDF

Líder do governo garante que o GDF está cumprindo ordem judicial. Oposição cobra ação para acolher famílias e destaca lei distrital que impede desocupações e despejos durante a pandemia

A derrubada de construções no Condomínio Porto Rico, em Santa Maria, foi tema de debate durante a reunião ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (29). O deputado Leandro Grass (Rede) criticou duramente o governador pela ação, lembrando promessa de campanha de Ibaneis Rocha de que “reconstruiria com recursos próprios as casas que fossem demolidas durante o seu mandato”.

O líder do governo na CLDF, deputado Hermeto (MDB), rebateu: “Essa eloquência deveria ser dirigida à Justiça que determinou a medida. O governador está apenas cumprindo ordens”. O parlamentar disse lamentar as derrubadas e que o GDF não age “por maldade”. Hermeto reclamou colega: “Tudo ele atribui a Ibaneis”. Ao que Grass respondeu cobrando do GDF uma atuação intersetorial para acolher as famílias desalojadas.

A posição de Hermeto foi ratificada pela deputada Jaqueline Silva (PTB). “De fato, é uma determinação judicial”, reforçou. A distrital contou que fez parte de uma comissão que chegou a ir ao DF Legal para tratar da questão e recordou a luta dos moradores pela regularização do condomínio.

Por sua vez, o deputado Fábio Felix (Psol) salientou que lei aprovada pela Câmara Legislativa impede desocupações e despejos no contexto da pandemia. Destacou, inclusive, decisões da justiça em sentido contrário, garantindo a reintegração de posse. “Foram duas somente este mês”, afirmou.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF