Deputados distritais reúnem-se com Ricardo Cappelli, interventor na segurança pública

Publicado em 23/01/2023 18h30

Foto: Tiago Oliveira/Gab. Doutora Jane

Presidente da Comissão de Segurança, Doutora Jane diz que providências estão sendo tomadas para a posse dos congressistas e a eleição das mesas diretoras das Casas do Congresso Nacional”

Por iniciativa da Comissão de Segurança da Câmara Legislativa, que agendou a audiência, um grupo de deputados distritais de diversos partidos encontrou-se, na tarde desta segunda-feira (23), com Ricardo Cappelli, interventor federal na segurança pública do DF. Na reunião, realizada no Ministério da Justiça, foram tratados temas como a duração da intervenção, novos protocolos de segurança e a individualização das condutas dos implicados nos atos do dia 8 de janeiro passado.

Presidente da Comissão de Segurança da CLDF, a deputada Doutora Jane (Agir) avaliou positivamente o encontro. “Fomos tomar conhecimento do que vem sendo feito, pois este é um tema sensível para a população, para as forças policiais e a democracia”, observou. A parlamentar disse que pode convocar uma reunião extraordinária do colegiado, caso o relatório que será entregue pelo interventor e sua equipe exija.

“Fomos informados de que a intervenção deverá prosseguir até a próxima terça-feira (31). E, entre as providências que estão sendo tomadas, encontram-se novos protocolos de segurança para a posse dos congressistas e a eleição das mesas diretoras das Casas do Congresso Nacional”, relatou a deputada.

Outro ponto discutido pelos deputados distritais com o interventor foi a necessidade de individualizar a participação de policiais do DF e dos manifestantes nas ações do dia 8 de janeiro. “Constatamos que essa preocupação já existia. Fomos informados que os inquéritos dentro das corporações já seguem essa diretriz”, observou Doutora Jane, que defende a medida. “Cada um que assuma o que fez”, resumiu.

Também participaram da reunião com Ricardo Cappelli, o deputado Hermeto (MDB), integrante da Comissão de Segurança; Dayse Amarilio (PSB), Eduardo Pedrosa (União Brasil), Gabriel Magno (PT), Paula Belmonte (Cidadania), além de Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa, que considerou oportuna a iniciativa, lembrando que, neste momento, “há uma CPI em curso na CLDF para investigar os atos antidemocráticos”.

Marco Túlio Alencar/Agência CLDF