Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados cobram envio de projeto do governo para solucionar situação da PaSUS

Publicado em 30/05/2023 18h41

Foto: Carlos Gandra/CLDF

O líder de governo, deputado Robério Negreiros (PSD), garantiu que estão sendo feitas gestões junto ao governo para que o projeto seja enviado à Casa

Os servidores da vigilância ambiental e assistência à saúde que sofreram o corte da Parcela Autônoma de Integração ao Sistema Único de Saúde do DF (PaSUS) de seus vencimentos ocuparam a galeria do plenário na sessão desta terça-feira (30), para pressionarem por uma solução. “Assumimos nosso compromisso e pedimos compreensão, porque o projeto tem de ser enviado pelo governo para cá”, afirmou o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB).

O distrital destacou que o assunto tem mobilizado os parlamentares e lembrou que um grupo esteve com o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, na semana passada, para discutir uma alternativa. “Da mesma forma que ajudamos a encontrar uma solução para os professores, o faremos com a PaSUS”, garantiu.

A PaSUS é uma parcela pecuniária – no valor de R$ 5 mil – paga aos servidores federais cedidos para a Saúde do DF. Ela havia sido incorporada aos proventos de aposentadoria ou pensões por meio de um projeto do ex-deputado Agaciel Maia, mas o GDF entrou na Justiça contra a norma e obteve resultado favorável. 

“Estamos fazendo interface para ajudar o Executivo a resolver a situação. Que fique claro que o projeto é de competência do Executivo”, reforçou o líder do governo na Casa, Robério Negreiros (PSD).

O deputado Chico Vigilante (PT) garantiu apoio aos servidores: “Quando o projeto chegar aqui, votaremos o quanto antes”.

“Vamos encontrar uma saída justa e digna para vocês”, assegurou o deputado Pastor Daniel de Castro (PP).

Por sua vez, o vice-presidente da CLDF, Ricardo Vale (PT), lamentou que a PaSUS tenha sido “confiscada” e emendou: “Estamos com vocês”.

Assim como os colegas, o deputado Pepa (PP) se solidarizou aos servidores: “Toda injustiça tem de ser corrigida”. Dirigindo-se à galeria, João Cardoso (Avante) também considerou uma injustiça "retirar uma gratificação sem que os trabalhadores tenham qualquer culpa".

Saiba mais:

Greve dos professores e PaSUS são temas de reunião da CLDF com Casa Civil

 

Denise Caputo - Agência CLDF