Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputado Max Maciel critica intenção de privatizar o Metrô-DF

Publicado em 26/08/2025 17h52

Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF

O deputado distrital Max Maciel (PSOL) fez um pronunciamento na tribuna da Câmara Legislativa na tarde desta terça-feira (26) em defesa da gestão pública no Metrô-DF. O parlamentar criticou a intenção do Governo do Distrito Federal de ceder a administração da companhia para a iniciativa privada.

“O GDF pediu prazo de 90 dias para ajustar um projeto para privatizar o metrô. Querem entregar o vetor de desenvolvimento da cidade para a iniciativa privada. Esse é um projeto que tem investimento do Programa de Aceleração do Crescimento, ou seja, dinheiro do governo federal. Todos os metrôs no mundo que foram privatizados tiveram aumento de passagem. A tática do governo é sucatear para privatizar”, apontou.

O distrital também contestou detalhes da proposta de privatização que estaria sendo estudada pelo governo. “A ideia é incluir também os ônibus da concessionária que ganhar, ou seja, também estaria em jogo os ônibus que alimentam as estações de metrô. Além disso, a empresa vencedora terá direito a comercializar espaços de publicidade nos vagões e nas estações. O metrô não serve para isso, o metrô tem que existir para servir à população”, reclamou.

Eder Wen - Agência CLDF

Mais notícias sobre