CLDF lança pregão para contratar suporte técnico-operacional para a TV Distrital

Publicado em 25/05/2021 08h00

Foto: Diogo Sampaio/CLDF

A emissora retoma as atividades no segundo semestre em canal aberto (9.3). Objetivo é ampliar a transparência e democratizar o acesso do cidadão ao Legislativo local

A Câmara Legislativa publicou nesta terça-feira (25) edital para selecionar a empresa responsável por fornecer a equipe técnico-operacional que dará suporte à retomada das atividades da TV Distrital. A emissora, que encerrou suas transmissões em 2010, agora estreia em canal aberto (9.3) para transmitir os trabalhos da Casa e produzir programação própria com o objetivo de ampliar a transparência e democratizar o acesso do cidadão ao Legislativo local.

Os 36 profissionais contratados serão responsáveis por atividades especializadas de “operacionalização e assistência técnica de televisão digital”, a fim de garantir a “execução e veiculação de conteúdo audiovisual”. Os terceirizados trabalharão em escalas, divididos em três turnos, sob a supervisão de servidores da Comunicação Social da CLDF, que também vão compor a equipe da TV Distrital.

A emissora entra no ar no próximo semestre, a partir de um acordo de cooperação com a Câmara dos Deputados que disponibilizará o canal aberto em sua multiprogramação. A previsão de custo anual do contrato é de R$ 6.072.911,76, mas a expectativa da Mesa Diretora é de que o valor baixe com a concorrência do pregão. A tomada de preço para a elaboração do edital teve como referência contratos recentes da própria Câmara dos Deputados e do Senado Federal, porém numa versão mais enxuta. Os salários são baseados na convenção coletiva do Sindicato dos Radialistas do DF para o ano de 2021.

“Este último passo para a implantação da TV significa a última etapa para tornar a Câmara Legislativa do DF a mais transparente de todo o país”, observa o presidente Rafael Prudente (MDB). O parlamentar destaca a implantação do novo site de notícias (Agência CLDF), das novas páginas para os deputados, do painel eletrônico e do sistema de gestão e votação 100% eletrônico, com acesso on-line para todos os cidadãos. “O Poder Legislativo do DF é o que mais produz e economiza no país. Tudo é feito com total transparência”, acrescenta Prudente.

O vice-presidente da Casa e responsável pela área de Comunicação, deputado Delmasso (Republicanos), também destaca os recentes avanços de transparência e modernização. "A retomada da TV Distrital será mais uma ferramenta para que o cidadão do Distrito Federal acompanhe e participe ainda mais do dia a dia da Câmara Legislativa", afirma o distrital.

Estrutura própria

Os equipamentos para a TV Distrital e a reforma do espaço de produção já foram licitados no início do ano. A CLDF decidiu investir numa estrutura própria por ser a maneira mais vantajosa economicamente e por garantir a continuidade das transmissões. Dessa forma, mesmo as transmissões que hoje ocorrem pela internet serão realizadas por equipamentos próprios, que deixarão de ser alugados, trazendo ainda mais autonomia e menos burocracia no funcionamento da emissora.

“O meio televisivo, visto sua popularidade, vasta abrangência e capilaridade, é um serviço de qualidade fundamental para dar transparência às ações legislativas, informar a população, bem como constituir registro em arquivos audiovisuais da história e desenvolvimento da cidade”, justifica Gláucia Simões, coordenadora da equipe de planejamento da TV Distrital.

Uma TV para o Distrito Federal

Mais do que uma emissora legislativa, a TV Distrital será um espaço de veiculação do que há de melhor no Distrito Federal. Mostrar a cultura local, o trabalho dos moradores do DF e também a efetividade das leis e políticas públicas aprovadas na Câmara Legislativa. "O objetivo é ser um canal aberto para a cidade, que busca interagir com o cidadão, inclusive no que se refere à produção de conteúdos audiovisuais.

O grupo de trabalho responsável pela implantação da emissora já iniciou tratativas para o compartilhamento de programação da UnBTV, da Universidade de Brasília, e da Rede Legislativa, formada por emissoras de assembleias estaduais e municipais. As transmissões ao vivo da agenda oficial seguirão disponíveis pela internet, tanto na futura página da TV Distrital no Portal CLDF, como no canal da Casa no YouTube.

Os conteúdos televisivos também vão abastecer as notícias da Agência CLDF e as redes sociais da Casa, irão registrar ações de comunicação interna e serão exibidos em eventos externos, como o Câmara Mais Perto de Você. A emissora será ainda um espaço para veiculação de campanhas de interesse público.

Licitação

Conforme publicado hoje (25) no Diário da Câmara Legislativa e no Diário Oficial do Distrito Federal, o pregão será realizado no dia 10/06/2021, às 09:30, no endereço eletrônico www.comprasnet.gov.br. A licitação será do tipo menor preço global. O edital está disponível no Portal da Transparência da CLDF. Maiores informações (61) 3348-8650.

Bruno Sodré - Agência CLDF