Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara Legislativa rende homenagem ao cooperativismo nesta sexta (22)

Publicado em 21/08/2025 13h40

Foto: Assessoria do deputado Roosevelt

A iniciativa é do deputado Roosevelt

Com objetivo de reconhecer o papel do cooperativismo no Distrito Federal, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene nesta sexta-feira (22). O evento teve requerimento do deputado Roosevelt (PL) e busca reunir representantes do segmento cooperativo nacional e regional. Com início previsto para as 19h, no plenário, a sessão será transmitida pela TV Câmara Distrital.

Vale registrar ainda que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, um reconhecimento que reforça a relevância do cooperativismo.

De acordo com o requerimento apresentado, “o sistema cooperativista tem sido responsável por integrar pequenos produtores e empreendedores às cadeias produtivas, ampliar o acesso a serviços essenciais e fomentar práticas inovadoras de gestão, sempre com foco no bem-estar coletivo”.

O documento ainda reforça que “essa forma de organização, inspirada nos pioneiros de Rochdale em 1844 e consolidada no Brasil ao longo de mais de um século, vem se adaptando aos novos tempos, incorporando tecnologias, adotando práticas ambientais responsáveis e ampliando sua atuação, assim, o cooperativismo é não apenas um agente de crescimento econômico, mas também um pilar de coesão social e de desenvolvimento sustentável”.

“O Ano Internacional das Cooperativas é uma oportunidade de reafirmarmos a força do cooperativismo como instrumento de desenvolvimento econômico, inclusão social e geração de oportunidades. Nosso evento será um espaço para valorizar o trabalho das cooperativas e ampliar o diálogo sobre políticas públicas que fortaleçam esse modelo, que transforma a vida de muitas famílias”, declarou o deputado Roosevelt.

Cooperativismo

Dados do Anuário Coop 2025 informam que até o fim do ano passado eram 4.384 cooperativas no Brasil, reunindo 25,8 milhões de cooperados e pouco mais de 578 mil vagas diretas de trabalho.

Já no Distrito Federal, o Anuário registra a existência de 101 cooperativas que somam 294 mil cooperados e mais de 4 mil empregos diretos gerados. As cooperativas do DF movimentaram R$ 2,9 bilhões em 2024 e atuam em oito ramos: agropecuário; consumo; crédito; infraestrutura; saúde; seguros; trabalho, produção de bens e serviços; e transporte.

Francisco Espínola - Agência CLDF