CLDF lança Frente Parlamentar em defesa da implementação do Piso Salarial da Enfermagem no DF

Publicado em 10/02/2023 18h03

Foto: Carlos Gandra/CLDF

Na próxima segunda-feira (13), às 14h, no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, acontecerá a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar em defesa da implementação do Piso Nacional da Enfermagem no âmbito do Distrito Federal.

Proposta pela presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), deputada Dayse Amarilio (PSB), a frente, que é suprapartidária e tem caráter permanente, além de acompanhar a implementação do piso salarial da categoria no DF, fará a interlocução com a iniciativa privada e com demais instituições envolvidas na temática do piso. O deputado Jorge Vianna (PSD) também integra a iniciativa.

Para a distrital, que é enfermeira obstetra, “o piso salarial da enfermagem não é uma luta, é uma verdadeira guerra”. A parlamentar lembra que “um enfermeiro no Distrito Federal, capital do país, ganha menos de R$2 mil e que a média salarial dos técnicos, auxiliares e das parteiras é cerca de R$1,4 mil para 44 horas semanais”. Ela ainda destaca que “os enfermeiros salvam milhares de vidas todos os dias, mas hoje a enfermagem está agonizando, na UTI e precisa de socorro”!

“Muita gente vê os profissionais da enfermagem como heróis, mas somos seres humanos, falíveis e com muitas necessidades. Somos pessoas de carne e osso, que sofrem, choram, que precisam de valorização, reconhecimento. Os aplausos e a gratidão são bem-vindos, mas, o que precisamos mesmo é de dignidade, de um salário adequado, justo, e de melhores condições de trabalho”, afirma a distrital.

Foram convidados para o evento, a governadora em exercício, Celina Leão (PP); a secretária de saúde, Dra. Lucilene Florêncio; um representante da Secretaria de Planejamento e Administração (SEPLAD); o representante do Fórum Nacional de Enfermagem, o sr. Valdirley Castanha; deputados distritais, federais e senadores; representantes das entidades nacionais e locais da enfermagem, além de estudantes de enfermagem e de saúde coletiva.

O que é o piso salarial da enfermagem?

A lei sancionada instituiu como salário-mínimo o valor de R$ 4.750 mil para Enfermeiros, R$ 3.325 mil para Técnicos de Enfermagem e R$ 2.375 mil para Auxiliares de Enfermagem e Parteiras.

Originalmente, o piso foi proposto pelo senador Fábio Contarato (PT), e a tramitação foi finalizada no Congresso Nacional em maio de 2022. Por meio de uma MP, a expectativa é que o processo seja destravado ainda este mês.

Serviço:

Lançamento da Frente Parlamentar em defesa da implementação do Piso Nacional da Enfermagem no âmbito do Distrito Federal

Data: 13/02/2023

Local: Plenário da CLDF