Câmara Legislativa faz campanha de combate ao machismo e violência contra a mulher

Publicado em 10/03/2023 12h59

Foto: Divulgação/CLDF

Ação reflete a preocupação dos deputados e deputadas distritais com o crescimento da violência contra as mulheres na capital da República

Começou no último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma campanha publicitária da Câmara Legislativa que visa conscientizar a sociedade para participar de debates e ações para desconstruir a cultura do machismo, que está diretamente relacionada à violência contra as mulheres e ao feminicídio. Essa cultura valoriza a masculinidade em detrimento da feminilidade, e muitas vezes isso se reflete em comportamentos abusivos e violentos por parte de homens contra as mulheres.

Segundo o deputado Ricardo Vale (PT), vice-presidente da CLDF, e responsável pela comunicação da Casa, os deputados e deputadas estão extremamente preocupados com o crescimento da violência contra as mulheres na capital da República. Por isso, a decisão de fazer essa campanha institucional.

“A relação entre o machismo e a violência contra as mulheres, incluindo o feminicídio, é muito estreita. Para combater a violência contra as mulheres e o feminicídio, é fundamental enfrentar a cultura do machismo e promover a igualdade de gênero. Isso pode ser feito por meio de políticas públicas que garantam a proteção e os direitos das mulheres, bem como por iniciativas de conscientização e educação sobre o tema", observa o distrital.

Ricardo Vale destaca que a questão têm sido amplamente debatida na Casa.

"A CLDF quer dar um basta nesse triste momento da nossa história! São muitos casos de agressões e femicídios nos últimos anos. Todos temos que contribuir para exterminar o machismo do seio da nossa sociedade. É importante que homens e mulheres sejam incentivados a refletir sobre seus próprios comportamentos e atitudes, e a agir de forma responsável e respeitosa em relação ao outro gênero. É um assunto muito grave, e por esse motivo, queremos tornar essa campanha permanente e com muita participação da população”, afirmou o deputado.

Assista ao vídeo da campanha:

Veja mais sobre o Dia Internacional da Mulher

Audiência pública discute luta das mulheres no Distrito Federal

Mulheres clamam pelo fim da violência

Câmara Legislativa aprova primeira leva de projetos de lei em defesa das mulheres

Agência CLDF