Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara Legislativa aprova primeira leva de projetos de lei em defesa das mulheres

Publicado em 07/03/2023 19h07

Foto: Rogério Lopes/Gab. Jaqueline Silva

A deputada Jaqueline Silva teve duas propostas aprovadas nesta terça-feira

Em comemoração ao mês das mulheres, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza em março a votação de projetos de lei voltados à defesa da população feminina. A iniciativa partiu de um acordo de líderes partidários e de blocos para dar prioridade neste mês à votação de projetos de lei de autoria dos parlamentares. Cada distrital vai indicar duas propostas. Nesta terça, foram aprovados seis desses projetos, todos em primeiro turno. Confira:

Projeto de lei nº 2.949/2022, de autoria da deputada Jaqueline Silva (sem partido). O projeto institui a campanha “Agosto Lilás” no Distrito Federal. O objetivo é dedicar o mês de agosto para a conscientização pelo fim da violência contra as mulheres por meio de campanhas educativas, debates e eventos. 

Projeto de lei nº 2.776/2022, de autoria da deputada Jaqueline Silva. O projeto institui o programa de enfrentamento ao assédio e à violência política contra a mulher. A proposta visa estimular a investidura de mulheres na política e garantir um ambiente seguro para elas nos espaços políticos. 
 

 

Projeto de lei nº 2.788/2022, de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD). O projeto determina prioridade nos exames de mamografias em mulheres com idade a partir dos 40 anos, com histórico familiar de câncer de mama ou nódulos, na rede de saúde pública do DF. 

Projeto de lei nº 2.908/2022, de autoria do deputado Robério Negreiros. O projeto estabelece a obrigatoriedade de acompanhamento por profissional de saúde do sexo feminino durante a realização de exames ou procedimentos que utilizem de sedação ou anestesia que induzam à inconsciência do paciente, bem como a presença de acompanhante durante exames sensíveis. 

Projeto de lei nº 103/2023, de autoria do deputado Gabriel Magno (PT). O projeto implementa o protocolo de segurança de prevenção, detecção e encaminhamento em situações de potenciais crimes contra a mulher em estabelecimentos de lazer e entretenimento no DF.
 


Projeto de lei nº 2.999/2022, de autoria do deputado Jorge Vianna (PSD). O projeto institui o programa de atenção à saúde da mulher no climatério e na menopausa.

Os projetos aprovados em primeiro turno aguardam apreciação em segundo turno. Os demais projetos de lei em defesa das mulheres devem ser votados ainda ao longo deste mês. 

Eder Wen - Agência CLDF