Câmara aprova reestruturação da carreira dos Auditores Tributários do DF

Publicado em 14/11/2023 18h45

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (14), a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o Projeto de Lei nº 736/2023, encaminhado à Casa pelo Poder Executivo, que reestrutura a carreira de Auditoria Tributária do Distrito Federal. O Governo justifica que a reestruturação é necessária para equiparar os salários dos auditores do DF ao de outros estados e para evitar a evasão desses servidores.

De acordo com o texto, a nova tabela salarial prevê ainda um reajuste de 8% em 2025 e outro, com o mesmo percentual, em 2026. A matéria foi aprovada em dois turnos com a presença de 20 deputados, não havendo nenhum voto contrário. Um grupo de servidores presentes no plenário comemorou a aprovação do PL.

O deputado Gabriel Magno (PT) fez questão de enaltecer a carreira dos auditores, afirmando que a categoria é essencial para a composição do orçamento do DF e para combater a sonegação fiscal. “A gente sabe que é uma carreira importante para garantir a própria arrecadação do Estado e cobrar os impostos daqueles que insistem em apostar na sonegação”, declarou.

Já o deputado Fábio Félix (PSOL) comemorou a aprovação do PL, mas cobrou que o governo do DF se comprometa com outras carreiras que também lutam por melhores condições, como a carreira dos assistentes sociais, que está em greve. “Queremos um olhar isonômico do governador, que ele pense em todas as carreiras do DF e que respeite o serviço público desta cidade. Essa é a lógica de reestruturação que nós pensamos”, afirmou o parlamentar.

A sessão desta terça teve transmissão pelo canal do YouTube da CLDF.

Christopher Gama - Agência CLDF de Notícias