Publicador de Conteúdos e Mídias

Academias de esportes vão ser incluídas entre os serviços essenciais

Publicado em 20/10/2021 19h50

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Projeto do deputado Martins Machado, que precisa passar por votação em segundo turno, mantém as academias abertas durante pandemias

Projeto do deputado Martins Machado, que precisa passar por votação em segundo turno, mantém as academias abertas durante pandemias

As academias de esporte de todas as modalidades passarão a figurar entre as atividades “essenciais e indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade”. Durante a sessão deliberativa da Câmara Legislativa desta quarta-feira (20), foi aprovado em primeiro turno, na forma de substitutivo, o projeto de lei nº 1.211/2020, de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos), que trata do tema. Porém, para virar lei, a matéria necessita de outra votação, em segundo turno e redação final, e ter o acordo do governador, por meio de sanção.

O texto original previa mais atividades comerciais como serviços essenciais à população, mas o próprio autor apresentou um projeto substitutivo restringindo, nos casos de calamidade, que inclui as pandemias, o reconhecimento às academias.

Os deputados Fábio Felix (Psol) e Arlete Sampaio (PT), que votaram contra a proposição, argumentaram que essa definição deveria partir de avaliação exclusiva dos órgãos sanitários, consideradas as circunstâncias.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF