Menu Exibir

Notícias

Voltar Secretaria de Saúde do DF presta contas sobre terceiro quadrimestre de 2017

Secretaria de Saúde do DF presta contas sobre terceiro quadrimestre de 2017

Publicado em 26/04/2018 08h43

Em audiência pública na manhã desta quinta-feira (26) a Secretaria de Estado de Saúde prestou contas à Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da CLDF referente ao 3º quadrimestre de 2017. O presidente da CFGTC, Rodrigo Delmasso (PRB) frisou que o encontro faz parte do sistema de transparência do DF e o responsável pelo Sistema Único de Saúde deve "apresentar" relatórios quadrimestrais aos representantes legislativos.

No documento apresentado pelos representantes da Secretaria de Saúde, consta o demonstrativo do montante e a fonte de recursos aplicados na área de saúde; relatoria de licitações; ações de auditorias; e outros aspectos que dizem respeito ao funcionamento da saúde pública do DF. "O fluxo de exposição desses documentos e suas proposições nos ajudam a entender e ter conhecimento do que se passa dentro da gestão do dinheiro público", lembra Delmasso.

O Secretário de Saúde, Humberto Lucena, enfatizou que a burocracia exigida pela Lei nº 8.666/93, que normatiza os processos de licitações iniciados por órgãos públicos, "acabam prejudicando" os procedimentos. "Nós gastamos em média 8 meses para licitar uma empresa que forneça os medicamentos quimioterápicos necessários para o tratamento de câncer dos pacientes de Brasília", destacou o secretário.

Demora - Para o presidente da CFGTC, Rodrigo Delmasso,  é "inaceitável" que medicamentos demorem cerca de 8 meses para chegar ao seu destino final. O distrital ficou exaltado com a informação e lembrou que licitações para Copa do Mundo e Olímpiadas "conseguem ganhar agilidade" no tramite exigido pela lei que rege a administração pública. "A saúde de um paciente de quimioterapia não pode esperar 8 meses para receber o medicamento", afirmou Delmasso com veemência.

Luana Pontes (Estagiária)
Foto: Silvio Abdon/CLDF