Aprovado em primeiro turno PL que cria Faixa do Esporte na Ponte JK

Publicado em 20/10/2021 19h10

Foto: Thyago Arruda

Proposta de Valdelino Barcelos reserva uma das faixas de rolamento dos dois sentidos da Ponte em finais de semana e feriados, entre 7h e 19h, para atividades esportivas, de lazer e trânsito de bicicletas ou veículos similares

Foi aprovado em primeiro turno, pela Câmara Legislativa, o PL 1.894/2021, que cria a Faixa do Esporte, Lazer e Trânsito de Ciclistas na Ponte Juscelino Kubitschek, no Lago Sul. A proposta, que contou com 18 votos favoráveis, consiste na reserva de uma das faixas de rolamento dos dois sentidos da Ponte em finais de semana e feriados, entre 7h e 19h, para atividades esportivas, de lazer e trânsito de bicicletas ou veículos similares.

“Acreditamos que liberar uma das faixas, para prática de atividades de esporte e lazer voltadas ao ciclismo, contribuirá de forma significativa com a segurança viária do local e fomentará ainda mais o turismo na região”, argumentou o autor do PL, Valdelino Barcelos (PP).

De acordo com o texto, será de responsabilidade do Departamento de Trânsito do Distrito Federal a fiscalização, o controle, a segurança viária e de trânsito, bem como a organização do sistema de sinalização durante o período de reserva de faixas.

O Poder Executivo terá a responsabilidade sobre as medidas para disponibilizar o espaço com segurança. O PL estabelece também que as calçadas que margeiam a Ponte JK ficarão reservadas para pedestres, cadeirantes e “ciclistas desembarcados”.

Mario Espinheira - Agência CLDF