(Autoria: Deputado Hermeto)
Dá o nome de Feira Permanente do Tonhão, à Feira Permanente da Estrutural.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DECRETA
Art. 1º A Feira Permanente da Estrutural passa a se chamar Feira Permanente do Tonhão.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
JUSTIFICAÇÃO
Com mais de 25 anos de história, finamente em 2021 a Feira permanente da Estrutural ganhou seu endereço fixo.
Antes disso ela ficou mudando de lugar oda vez que mudava o governo ou o Administrador.
A pessoa responsável pela criação da Feira foi o senhor Antônio Valter do Nascimento, ou “Tonhão”, como era conhecido. Ele foi o idealizador de tudo ainda lá atrás.
Em meados de 1993, quando a Estrutural ainda não tinha sido reconhecida como uma RA, ele já era morador do local e juntamente com amigos produtores rurais começaram a fazer o comércio de forma clandestina na cidade, pois lá não tinha nem mesmo uma padaria ainda, tudo era terra e sem nehuma estrutura urbanística.
Ele chegou em Brasília em 1970, vindo do Piauí, se estabeleceu na Capital ainda recém formada e logo depois se mudou para o que viria a ser a Cidade Estrutural. Abriu um bar, que ao mesmo tempo funcionava também como açougue, pois ele comprava vaca, bois, porco entre outros, matava e vendia para a comunidade, se tornando indispensável para a pequena Cidade que ia se formando ali.
Com o passar do tempo resolveu fazer uma feira livre provisoriamente para que todos pudessem ter acesso às verduras, frutas e demais necessidades na rua mesmo. Aos poucos foi aumentando de tamanho, mais pessoas se juntavam a eles evirou uma grande feira.
Em 27 de janeiro de 2004, tornou-se a 25ª Região Administrativa e foi finalmente então que se viu a necessidade de legalizar a feira também. Mas mesmo assim o estudo técnico feito entre a Administração Regional e o Sebrae, só foi concluído em 2021. reivindicação antiga dos moradores e dos vendedores que atuam na região de maneira improvisada.
O estudo para essa mudança começou em agosto de 2021 e foi finalizado no mesmo mês. Diversos órgãos públicos foram comunicados sobre mudança, como a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o DF Legal e o Departamento de Trânsito do DF (Detran). A feira conta com 211 boxes em uma área de 2,5 mil metros quadrados ao lado da Administração Regional do SCIA/Estrutural. Tem cobertura, banheirosmasculino e feminino, salas de brigadistas e administrativa e estacionamento com cem vagas.
Hoje contamos com uma estrutura ótima que passou por muitos lugares e de maneira improvisada atuaram por anos, e tudo isso graças ao emprenho do Tonhão que lutou bravamente par esse acontecimento, enfrentou Administradores, polícia, Agefiz, entre outros problemas para levar adiante seu sonho de formalizar a feira permanente da Cidade Estrutural.
Faleceu ontem, dia 17 de agosto de problemas cardíacos mas deixou seu legado e por isso hoje pedimos aos nobres pares que aprovem esse projeto.
Sala das Sessões, agosto de 2022.
deputado hermeto
Líder e Governo MDB/DF