Publicador de Conteúdos e Mídias

Solenidade rememora êxodo palestino e clama por cessar-fogo humanitário

Publicado em 27/05/2025 10h19

Foto: Divulgação/Gab. Gabriel Magno

A Câmara Legislativa realiza sessão solene nesta terça-feira (27), às 19h, em memória dos 77 anos de Nakba (palavra árabe para “catástrofe” ou “desastre”), episódio que remete a 15 de maio de 1948, data do início da retirada do povo palestino após a fundação do Estado de Israel. A iniciativa do deputado Gabriel Magno (PT) relembra a data histórica, "ratifica a manifestação palestina contra o domínio territorial e a limpeza étnica", além de defender um cessar-fogo humanitário imediato.

O distrital justifica que o evento marcou profundamente a história do povo palestino e ainda hoje repercute em sua luta por autodeterminação, dignidade e justiça. 

“O povo palestino enfrenta uma nova escalada de violência e destruição, com ofensivas brutais na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Desde outubro de 2023, mais de 52 mil pessoas foram mortas em Gaza, e o número de vítimas continua a crescer, sem que todas sejam sequer identificadas ou contabilizadas”, ressalta Gabriel Magno.

 

Deputado Gabriel Magno 



Em face dessa crise humanitária, crescem os apelos por um cessar-fogo imediato. “Milhares de pessoas em todo o mundo assinam petições, cartas e declarações públicas exigindo o fim da guerra. Esses clamores por justiça expressam o desejo coletivo de um mundo mais justo e pacífico”, observa o parlamentar.

A realização desta sessão solene pela CLDF é um gesto de solidariedade ao povo palestino e uma defesa do direito à existência de um Estado Palestino laico, democrático, soberano e inclusivo — onde cristãos, muçulmanos, judeus, ateus e todos os povos possam viver sem racismo, colonialismo ou imperialismo.

A solenidade de hoje a noite pode ser acompanhada em transmissão simultânea pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e pelo canal da Casa no YouTube.
 

 

 

Bruno Sodré - Agência CLDF