Ricardo Vale quer “frear armas” para combater violência contra mulheres

Publicado em 31/05/2023 17h23

Foto: Carlos Gandra/CLDF

O deputado Ricardo Vale (PT) subiu à tribuna da Câmara Legislativa, nesta quarta-feira (31), para defender um maior controle do acesso às armas, que têm sido utilizadas corriqueiramente em crimes nos quais as vítimas são mulheres. “O governo passado, entre muitas coisas ruins, armou a população e temos de dar um basta nessa situação”, declarou, anunciando proposição de sua iniciativa que pretende difundir a cultura do desarmamento no Distrito Federal e para a qual pediu o apoio dos colegas parlamentares.

O distrital também lembrou os resultados do mês de maio na CLDF – encerrado com a 4ª edição da Semana Legislativa pela Mulher, que prossegue até esta quinta-feira (1º). “Em meio a debates, audiências, tivemos, por exemplo, a sanção de lei que pune os agressores no bolso, com multas de R$ 500,00 a R$ 500 mil”, citou Ricardo Vale, autor da proposta. O parlamentar ainda listou vários casos de violência, lamentou os feminicídios, e insistiu: “É preciso frear as armas”.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF