Proposição aprovada reconhece vocação temática de “ruas” de Brasília

Publicado em 14/12/2023 18h08

Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF

O projeto é de autoria do deputado Thiago Manzoni

Com o objetivo de reconhecer a vocação temática de logradouros do Plano Piloto, “batizados” pelos próprios moradores, como de relevante interesse cultural, social e econômico para o Distrito Federal, o deputado Thiago Manzoni (PL) apresentou e a Câmara Legislativa aprovou o projeto de lei nº 587/2023. Rua das Farmácias, no Comércio Local Sul 102/302, e a Rua da Informática, no Comércio Local Norte 207/208, são alguns desses endereços.

De acordo com o parlamentar, a intenção, além de reconhecer a força econômica desses lugares, é “proporcionar o fortalecimento da identidade desses locais, de modo que os empreendedores possam comunicar melhor sua localização física e fomentar, ainda mais, as atividades temáticas nessas ruas”.

A proposição não altera a denominação tombada dos logradouros, mas dá direito aos empreendedores e às associações comerciais locais de ostentar os títulos mencionados. Os demais endereços são: Rua da Moda, CLS 304/305; Rua dos Restaurantes, CLS 405/406; Rua Japonesa, CLS 414/415; Rua das Elétricas, CLS 109/110; e Rua da Igrejinha, CLS 107/108.

Cultura Surda

Do deputado Thiago Manzoni, também foi aprovado, na última sessão deliberativa deste ano, o projeto de lei nº 534/2023, que institui e inclui no Calendário Oficial do Distrito Federal o “Dia da Cultura Surda”, a ser celebrado, anualmente, em 5 de setembro. “Mesmo representando parcela significativa da população, a comunidade surda, bem como sua cultura, é pouco conhecida do restante da população do DF e do Brasil, sendo imprescindível a sua valorização”, justificou.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF