Projeto libera pontos para recarga de elétricos em postos de combustível
Projeto libera pontos para recarga de elétricos em postos de combustível
Outra proposta determina distância mínima entre postos de combustível e escolas
Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

Em reunião realizada durante a tarde desta terça-feira (13), a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) aprovou o projeto de lei nº 1.543/2025, do deputado Hermeto (MDB), que autoriza os postos de abastecimento de combustíveis a disponibilizarem pontos para recarga de veículos elétricos e híbridos.
A proposição busca ampliar a infraestrutura para carros elétricos e híbridos. Segundo a relatora, deputada Doutora Jane (MDB), a iniciativa traz benefícios como “ampliar a infraestrutura de recarga para esses veículos, incentivando a mobilidade sustentável e contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes, promovendo maior acessibilidade e segurança aos usuários, além de gerar impacto positivo ao meio ambiente e para a economia local”.
Escolas e postos de combustível
A CDESCTMT ainda aprovou o projeto de lei nº 1.572/2025, apresentado pelo deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), que determina a distância mínima de 500 metros entre postos de combustível e escolas no Distrito Federal.
Para tanto, o PL altera a lei nº 41/1989, que dispõe sobre a Política Ambiental do DF. Entre as questões levantadas para justificar a proposta estão a prevenção de contaminação ambiental, a segurança escolar e a proteção à saúde pública.
“Do ponto de vista jurídico, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal reconhece a legitimidade de normas que estabelecem restrições à localização de postos de combustíveis, desde que fundamentadas no interesse público e na segurança coletiva”, argumentou a relatora, deputada Doutora Jane.
O parecer também recebeu votos favoráveis do deputado Daniel Donizet (MDB), que preside a CDESCTMAT, e de Rogério Morro da Cruz (PRD).
Francisco Espínola - Agência CLDF