Projeto de lei prevê que concurseiros do DF façam provas perto de casa

Publicado em 31/05/2023 11h18

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Iniciativa do deputado Ricardo Vale ampliaria acesso aos locais dos exames para os candidatos

Está em análise pelas comissões da Câmara Legislativa do Distrito Federal um projeto de lei que deve beneficiar milhares de concurseiros no Distrito Federal. A proposta do deputado distrital Ricardo Vale (PT) quer garantir aos concorrentes o direito de prestarem o exame no local mais próximo possível do endereço cadastrado na inscrição.

O PL 390 vai beneficiar os estudantes que, muitas vezes, acabam sendo direcionados para endereços mais distantes, no dia da prova. A ideia é racionalizar a distribuição dos concorrentes para que não façam grandes deslocamentos, o que pode prejudicar o desempenho dos concursados.

“Essa é uma solução apresentada considerando os muitos candidatos que reclamam dessa logística, sobretudo, pelas condições do transporte público, que podem dificultar o acesso”, explica o Vale.

Atualmente, o PL foi encaminhado para apreciação da Comissão de Assuntos Sociais da CLDF e pode receber emendas. A câmara já aprovou 19 leis alterando a Lei nº 4.949/2012, que trata da disposição dos concursos no DF. A nova proposta vai garantir mais tranquilidade aos concursandos para a realização das provas.

* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Ricardo Vale

Agência CLDF