Presidente da CLDF participa de reunião onde Lula assina recomposição salarial para policiais e bombeiros do DF

Publicado em 29/06/2023 11h05

Foto: Divulgação/Gab. Wellington Luiz

Nesta quarta-feira (28), o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado distrital Wellington Luiz (MDB), esteve presente em reunião realizada no Palácio do Planalto. O encontro contou com a presença do presidente Lula, que na ocasião, assinou o projeto de lei que proporcionará a recomposição salarial de 18% para os policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal.

O projeto de lei, agora assinado pelo presidente Lula, será encaminhado ao Congresso para análise e está previsto para ser discutido na próxima semana. Caso seja aprovado, o PLN que autoriza o aumento salarial exigirá a publicação de uma medida provisória pelo presidente da República para que a recomposição seja aplicada efetivamente.

De acordo com Wellington Luiz, foi acordado com o governo federal a aplicação de um aumento salarial de 9% ainda em 2023, seguido por mais 9% em janeiro de 2024. A expectativa é de que a primeira parcela do reajuste seja aplicada retroativamente a partir de 1º de julho.

“Essa conquista representa uma vitória para todos aqueles que têm lutado incansavelmente ao lado das forças de segurança. É um passo importante em direção ao reconhecimento e valorização desses profissionais que dedicam suas vidas à proteção e segurança da sociedade. Agradeço ao presidente Lula, ao Governador Ibaneis, aos senadores, deputados distritais e federais que sempre estiveram empenhados nessa nobre causa. Não posso deixar de mencionar e expressar minha gratidão ao apoio essencial das várias associações, sindicatos e lideranças ligadas às forças de segurança”, ressaltou o deputado Wellington.

Também esteve presente à reunião o deputado Hermeto (MDB), que destacou a união das forças públicas de segurança do DF. "Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, todos lutamos pela recomposição das forças de segurança do Distrito Federal", destacou o distrital.

O evento contou com a participação do líder do governo federal no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

A União é responsável pelo pagamento das despesas da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Portanto, qualquer reajuste salarial para esses profissionais deve ser aprovado tanto pelo Palácio do Planalto quanto pelo Congresso Nacional.

* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Wellington Luiz (MDB)

Agência CLDF