Na ALEGO, Wellington Luiz discute medidas para aprimoramento da gestão na CLDF

Publicado em 15/03/2024 02h17

Foto: Maycon Cardoso/ALEGO

Presidentes das duas casas de leis discutiram formas de melhorias na gestão e soluções para problemas enfrentados pelas cidades do entorno

Em visita oficial à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO), nesta quinta-feira (14), o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), reuniu-se com o deputado Bruno Peixoto (União Brasil), que preside o parlamento goiano, para discutir medidas para aprimorar a eficiência da gestão administrativa das duas casas legislativas, entre outros pontos.

Durante o encontro, Wellington enfatizou a importância do intercâmbio de informações e da colaboração entre as instituições para permitir que a política pública chegue ao destinatário final, o cidadão, de forma célere e efetiva. O distrital mencionou mecanismos e práticas de transparência, de prevenção e combate à corrupção e de incentivo à participação popular que vem sendo adotadas pela CLDF e que renderam à Casa o título de ‘mais transparente do Brasil’ em 2023.

Em relação à ALEGO, Peixoto destacou os significativos cortes de despesas implementados em sua gestão e o impacto dessas medidas aos cofres da Casa. Dentre as ações adotadas, ressaltou o processo de substituição de veículos locados por frota própria e a digitalização documental e dos sistemas. Segundo o presidente do parlamento goiano, a economia tem sido direcionada para beneficiar a população, a exemplo da construção de unidades do Corpo de Bombeiros em diversas cidades e a duplicação de estradas estaduais.

Para o presidente da CLDF, o encontro foi positivo, indicando o estreitamento das relações. "Hoje, a gente volta para Brasília com muitas informações e com experiência concretas que vamos poder implantar na nossa Capital. Esse intercâmbio é fundamental, pois somos vizinhas e temos interesses em comum”, declarou Wellington Luiz.

Entorno do DF

Os presidentes da CLDF e ALEGO concordaram sobre a urgência de se enfrentar os desafios relacionados ao fluxo intenso de pessoas do Entorno do DF que se deslocam para Brasília, o que resulta em tráfego congestionado e acidentes frequentes. Ambos enfatizaram a necessidade de uma abordagem conjunta para resolver essa questão, que impacta a população das duas unidades federativas.

"Estamos aqui para encontrar soluções concretas que melhorem a vida dos cidadãos do Distrito Federal e de Goiás. A união de esforços é fundamental para enfrentarmos os desafios específicos que temos”, declarou o deputado do DF.

Outro problema abordado foi a segurança pública na região do Entorno. O presidente da ALEGO enfatizou a importância da solidariedade entre as regiões vizinhas, referindo-se ao Distrito Federal como "nosso irmão caçula". Em razão disso, apontou a necessidade de cooperação entre as instituições legislativas para cuidar das populações das cidades como Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental e Padre Bernardo. “Projetos conjuntos são essenciais para promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos nessas localidades”, pontuou.

Uma visita de Peixoto à Câmara Distrital em data próxima foi anunciada para darem sequência aos diálogos e para iniciarem a elaboração de encaminhamentos em conjunto. Ao final da visita desta quinta-feira, Wellington foi convidado pelo anfitrião para compor o plenário da assembleia goiana, onde recebeu cumprimentos dos demais deputados, que enalteceram sua presença e iniciativa na construção do diálogo entre as casas. Também prestigiaram o evento a esposas dos parlamentares do DF e de Goiás, Kilze Beatriz e Luciene Gontijo, respectivamente.

Christopher Gama - Agência CLDF