Publicador de Conteúdos e Mídias

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita CLDF

Publicado em 04/11/2025 17h00

Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF

A homenagem no plenário da Câmara Legislativa foi uma iniciativa do deputado João Cardoso

Na manhã desta terça-feira (4), a Câmara Legislativa do Distrito Federal recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará e símbolo de fé homenageado durante o Círio de Nazaré, uma das principais celebrações católicas do Brasil que ocorre, anualmente, no segundo domingo de outubro. A solenidade, presidida pelo deputado João Cardoso (Avante), reuniu parlamentares, líderes religiosos e fiéis que compartilharam testemunhos de promessas, milagres e gratidão à Santa.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou a Brasília na manhã desta terça-feira, iniciando sua visita com uma passagem pelo Palácio do Buriti, seguida pela cerimônia no plenário da CLDF. A jornada da imagem sagrada pela capital inclui, ainda, a realização de procissões, missas e momentos de adoração na Catedral de Brasília e em diversas paróquias da cidade. 
 

Deputado João Cardoso (Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF)

 

Durante o evento, João Cardoso enalteceu o impacto espiritual da visita, destacando que a presença da imagem peregrina na Casa reforça como a fé pode inspirar parlamentares, agentes públicos e servidores mesmo em ambientes institucionais. “Eu dou graças a Deus por ver como a evangelização, pouco a pouco, entra [em nossas vidas]. Nós apenas precisamos dar o ‘sim’ e nos mover como a família de Nazaré”, disse o distrital. 

Também presente na solenidade, o deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA), responsável por propor as homenagens ao Círio de Nazaré no Congresso Nacional e a organizar visitas da imagem peregrina a instituições políticas, frisou a importância da presença da imagem peregrina no poder público. “Que a vinda de Nossa Senhora de Nazaré possa trazer esperança, fé e inspiração a nós que fazemos as leis, não só do DF, mas do Brasil todo”, enfatizou o parlamentar.

Devoção

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré iniciou no século 18, em Belém do Pará, quando o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da Virgem às margens do igarapé Murucutu. O acontecimento deu origem ao Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo, que reúne mais de 2 milhões de pessoas na capital paraense. Em reconhecimento à sua importância cultural e espiritual, a celebração é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

Padre Rafael Santos (Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF)

 

O padre Rafael Santos, reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora da Saúde e vigário do Vicariato Norte da Arquidiocese de Brasília, ressaltou que, mais do que a concentração de milhares de fiéis por ano, o Círio de Nazaré é um forte testemunho da fé. “Depois que passam a imagem, a berlinda e a corda, as pessoas que não conseguirão ver ou tocar, permanecem devotamente ali por horas. Isso nos mostra que a fé é buscar aquilo que não vemos, que muitas vezes não alcançamos, mas para o qual seguimos em movimento”, frisou.

O reitor do Santuário Mariano Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, padre Francisco Assis Felintro de Oliveira, destacou que, após o Círio, a imagem sagrada continua sua missão, visitando outras cidades do país para espalhar sua mensagem fé e esperança. “O Círio de Nazaré é uma expressão muito especial da fé católica, que já não se restringe ao estado do Pará, mas se espalha pela Amazônia e por todo o Brasil. A cada ano, cresce o número de pessoas que participam desse momento único”, afirmou.

Ainda segundo o padre Francisco Assis, o tema do Círio de 2025, “Maria, Mãe e Rainha de Toda a Criação”, foi escolhido em sintonia com a realização da 30ª edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece em Belém durante o mês de novembro. O objetivo foi conectar os devotos com a fé e o cuidado com o meio ambiente.
 

Padre Francisco Assis (Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF)

 

“Este ano tivemos um tema muito especial, já fazendo alusão a esse momento importante que o estado do Pará está vivendo com a COP30, chamando a atenção de todos aqueles que são devotos da Virgem de Nazaré a terem uma preocupação com a natureza, com o clima e com tudo aquilo que envolve os cuidados que devemos ter com o planeta”, enfatizou Assis.

Ao fim da solenidade na CLDF, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré seguiu sua visita para a Cúria Metropolitana de Brasília, o órgão administrativo central da Arquidiocese de Brasília. O evento desta terça-feira foi transmitido pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, e pode ser reassistida no canal da CLDF no YouTube.
 

 

Amanda Gonçalves (estagiária sob supervisão de Bruno Sodré) - Agência CLDF