Publicador de Conteúdos e Mídias

Fórum Internacional Sábias Vivências compartilha pesquisas sobre envelhecimento saudável

Publicado em 06/08/2024 11h56

Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF

O secretário Nacional de Direitos Humanos, Alexandre Silva, tratou do tema “Envelhecimento Ativo e Saudável: do conceito ao óbvio”

A fim de compartilhar experiências e conhecimentos sobre o envelhecimento saudável, a abertura do “Fórum Internacional Sábias Vivências” reuniu, na manhã desta terça-feira (6), na sala das comissões da Câmara Legislativa do Distrito Federal, comunidade, especialistas e pesquisadores brasileiros e italianos. A Escola do Legislativo (Elegis) da CLDF é parceria do evento, organizado pela Rede Geronto, Rede Internacional de Pesquisas em Gerontologia e Sistemas de Cuidado no Envelhecimento, que abarca instituições como a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de Parma, na Itália. O fórum acontece, em formato híbrido, hoje e amanhã (7), e a programação abrange palestras, workshops e debates.  

A diretora da Elegis, Jane Marrocos, destacou o compromisso da Casa com as políticas públicas ligadas ao envelhecimento saudável. Nesse contexto, ela ressaltou a relevância do debate com pesquisadores acadêmicos, especialistas e sociedade civil com o propósito de “aprimorar as leis e as condutas de urbanidade do cidadão” voltadas ao envelhecimento com qualidade de vida.  

A legislação e a ciência se auxiliam, reforçou a diretora da Rede Geronto, Suzana Funghetto. Ela anunciou que a questão do envelhecimento é o tema de cerca de quarenta trabalhos que serão apresentados durante o fórum.

Para a coordenadora do Centro de Inovação da UnB Margô Karnikowski, “o envelhecimento é um fenômeno que nós conquistamos porque desejamos a longevidade”, sendo necessário, agora, avançar no conhecimento. Nesse caminho, as pesquisas ocorrem na perspectiva da “inovação e longevidade”.

Do mesmo modo, o coordenador de comunicação da Universidade do Envelhecer (UniSER-UnB), Gilberto Amaro, reforçou o protagonismo do envelhecimento humano. 
“O envelhecimento se torna referência para todos nós”, declarou a reitora da Universidade do Distrito Federal (UnDF), Simone Benck, que defendeu a necessidade de a pesquisa e o conhecimento chegar a todos.

Após a abertura do evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, tiveram início as palestras.

Nesta manhã, são apresentados os temas “Envelhecimento Ativo e Saudável: do conceito ao óbvio”, pelo secretário Nacional de Direitos Humanos, Alexandre Silva, e “Experiências Sábias nas Universidades e Serviços Italianos em relação ao Envelhecimento”, por Andrea Fabbo, do Hospital Territorial da Sociedade Italiana de Geriatria, e Antonio Bonacaro, professor Associado em Ciências Gerais, Clínicas e Pediátricas da Enfermagem da Universidade de Parma.

Acesso à programação completa
https://landing.2em1educacional.com.br/forum-sabias-vivencias
 

Franci Moraes - Agência CLDF

Mais notícias sobre