Foco na fiscalização: programa estimula cidadão a ver como é aplicado o recurso público

Publicado em 29/03/2023 12h56

Foto: Renan Lisboa (estagiário)/CLDF

Para a deputada Paula Belmonte, o programa é fundamental para que a população participe da fiscalização dos recursos públicos e, particularmente, de seu mandato

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lança nesta quinta-feira (30) às 9h o programa Nosso Trabalho é da Sua Conta. A iniciativa é da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC), presidida pela deputada Paula Belmonte (Cidadania) e neste dia levará informações para moradores da Ceilândia.

A comissão estará em Ceilândia e o programa será realizado no formato de palestra. O objetivo principal é aumentar a proximidade com a população, compartilhando informações e ensinamentos para a comunidade fiscalizar o uso do dinheiro público pelo GDF e pelos próprios deputados distritais.

Também será explicado o papel da CLDF, tendo em vista que parcela relevante dos moradores locais não sabe como funciona o legislativo distrital na prática. A população poderá participar ativamente da comissão, tirando dúvidas e fazendo sugestões.

Para a deputada Paula Belmonte o programa é fundamental para que a população participe da fiscalização e particularmente do seu mandato. “A Comissão de Fiscalização fará ainda mais sentido, trazendo a comunidade para perto e incluindo essas pessoas no nosso trabalho. Estamos trabalhando para a população e, por isso, é essencial que os moradores do Distrito Federal saibam como podem fiscalizar o uso do dinheiro, que na verdade é deles”, afirmou a deputada.

Transparência

O programa soma-se a outras iniciativas da CLDF com objetivo de aumentar a transparência cada vez mais. Desde 2022 está disponível a consulta detalhada para execução orçamentária e financeira dos recursos públicos e acompanhamento das emendas parlamentares. A ferramenta, desenvolvida pela Coordenadoria de Modernização de Informática (CMI), pode ser acessada por qualquer cidadão no Portal da Transparência da CLDF.

No Portal da Transparência, há gráficos que mostram os valores de recursos liberados por projetos ou por parlamentar, além de deixar claro o destino das emendas por unidade orçamentária ou por plano de trabalho. O portal busca as informações diretamente do Sistema Integrado de Gestão Governamental (Siggo) com atualização diária. Também há dados que mostram como o órgão emprega seus recursos e gráficos dos gastos de verba indenizatória, do mapa dos recursos humanos, além de informações sobre contratos com empresas e licitações, entre outras informações.

A CLDF lançou ainda o aplicativo CLDF Online, com acesso livre para qualquer pessoa sobre todo o andamento do processo legislativo. Inclusive, no aplicativo o cidadão pode dar sua opinião sobre o projeto, além de acessar o inteiro teor de cada proposta.

* com informações da assessoria de comunicação da deputada Paula Belmonte

Francisco Espínola - Agência CLDF