Publicador de Conteúdos e Mídias

Engenheiros agrônomos serão homenageados na CLDF nesta segunda (30)

Publicado em 30/10/2023 12h06

Foto: Renan Lisboa/CLDF

A sessão solene foi proposta pelo deputado Thiago Manzoni

A Câmara Legislativa comemora em plenário os 90 anos da regulamentação da profissão do Engenheiro Agrônomo, nesta segunda-feira (30), às 19h. A iniciativa do deputado Thiago Manzoni (PL) é justificada pela “imprescindível" atribuição da categoria para "regular e desenvolvimento da cadeia produtiva brasileira". O evento terá transmissão pelo Youtube e TV Câmara Distrital (Canal 9.3)

Manzoni acrescenta que os profissionais homenageados destacam-se no planejamento, organização e manutenção dos processos agrícolas, bem como na aplicação de técnicas de melhoramento do plantio, combate a pragas, colheita e armazenamento. 

Segundo o requerimento do evento, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, de acordo com dados dos últimos anos. 

“O maior exportador mundial de soja do planeta (91 milhões de toneladas); terceiro maior produtor de milho e feijão (105 milhões e 2,9 milhões de toneladas, respectivamente); mais de um terço da produção mundial de açúcar é gerado aqui, liderança absoluta no produto; e o maior volume de carne bovina exportada do mundo (2,5 milhões de toneladas)”, conclui o parlamentar. 

Durante a sessão solene ocorrerá o momento simbólico da assinatura da ficha de filiação na AEADF por Eliseu Alves, engenheiro agrônomo de 92 anos, em homenagem aos 90 anos do decreto federal 23.196/1933 que regulamentou a profissão do engenheiro agrônomo no brasil. Além disso, haverá a entrega de comendas do mérito agronômico brasiliense 2023 e moções de louvor. 

Foram convidados para a sessão o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB); o governador do DF, Ibaneis Rocha; a deputada federal, Bia Kicis; o secretário de agricultura, Fernando Antonio Rodriguez; o presidente do CONFEA, Evânio Nicoleit; o vice-presidente da Confederação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB), Francisco das Chagas da Silva Lira; o presidente da associação dos engenheiros agrônomos do DF (AEADF), Antônio Queiroz barreto; o presidente do CREA-DF, Brasil Américo Louly Campos; o diretor geral da MÚTUA-DF, Antônio José Oliveira Lima; o engenheiro agrônomo e fundador da Embrapa, Dr. Eliseu Alves; e o representante do ministro da agricultura, o senhor secretário executivo adjunto, Cleber Oliveira Soares.

Joás Benjamin (Estagiário) - Agência CLDF

Mais notícias sobre