Diálogo e unidade, temas da Campanha da Fraternidade 2021, são enfatizados em audiência pública

Publicado em 25/02/2021 13h01

Foto: Divulgação/Gab. João Cardoso

#

O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, foram debatidos em audiência pública remota da Câmara Legislativa na manhã desta quinta-feira (25). O mediador do encontro, deputado João Cardoso (Avante), destacou que essa temática “convida as pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para superar a polarização e as violências que marcam o mundo atual, tudo isso pelo diálogo amoroso e o testemunho na unidade e na diversidade, inspirados no amor de Cristo”.

O parlamentar explicou que a campanha deste ano é feita de forma ecumênica, isto é, em parceria com várias igrejas cristãs. Realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a quaresma, a cada cinco anos a campanha adota o ecumenismo, tendo recebido o apoio do vaticano desde seu início, em 1964. Ao parabenizar Cardoso por trazer a campanha da fraternidade para dentro da Casa e contribuir para a cultura do diálogo e do acordo, o deputado Leandro Grass (Rede) avaliou que o “diálogo é o reconhecimento do outro, mesmo na diferença”.

Pela primeira vez no plenário da CLDF, o arcebispo da Arquidiocese de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, saudou a disposição da Casa de estabelecer o diálogo. Ele esclareceu que a campanha da fraternidade tem uma dimensão social, que neste ano se centra no diálogo durante a quaresma, período de “conversão social”. Segundo o arcebispo, entre outras instâncias, o diálogo deve ser promovido entre as religiões e entre estas e a sociedade, na promoção do bem. “Jesus levou ao extremo esse diálogo de Deus com os homens na sua morte de cruz, onde ele reconcilia judeus e pagãos, e reconcilia a humanidade na sua morte e na sua ressurreição; o diálogo se fundamenta, antes de tudo, em Jesus Cristo, que estabeleceu a unidade do gênero humano”, proclamou. Para ele, o tema do diálogo deve ir além de qualquer polêmica, pois precisa estar “em primeiro lugar na vida dos homens e mulheres de boa vontade” por ser fundamental na caminhada de uma sociedade.

Papa Francisco

Durante o evento, foi transmitido um vídeo com as bênçãos do Papa Francisco e uma mensagem de superação da pandemia com base na solidariedade e na defesa da proteção social, especialmente dos mais vulneráveis. “Precisamos oferecer nossa solidariedade aos familiares e amigos das pessoas que não conseguiram vencer a Covi-19”, declarou o responsável pela Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Brasília, Hélio José da Silva, ao chamar a atenção para os sofrimentos gerados pela pandemia. Ele lembrou que a quaresma é um período de ampla reflexão para nos prepararmos para a Páscoa e, neste ano, conforme a mensagem do vaticano, os fiéis são convidados a escutar uns aos outros e superar os obstáculos. “O diálogo num mundo cada vez mais plural é uma necessidade e um compromisso de amor”, frisou.

Do mesmo modo, o assessor de Assuntos Religiosos da Casa Civil do DF, Kildare Meira, considerou oportuno o tema da campanha deste ano, uma vez que o diálogo se faz necessário no momento de tantos antagonismos. Também participaram do evento remoto, transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo canal da Casa no Youtube, párocos e fiéis cristãos.

Franci Moraes
Fotos: Divulgação/Gab. João Cardoso