Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados pedem solução para evitar novas derrubadas na Ponte Alta do Gama

Publicado em 08/08/2023 18h12

Foto: Reprodução/ TV Câmara Distrital

Os parlamentares criticaram a operação do Governo e defenderam a regularização fundiária da localidade

Os parlamentares criticaram a operação do Governo e defenderam a regularização fundiária da localidade

Dezenas de moradores da Ponte Alta do Gama ocuparam hoje (8) a galeria do plenário da Câmara Legislativa para protestar contra a derrubada de casas na região. Os protestos da comunidade repercutiram na sessão ordinária, atraindo a atenção de vários deputados distritais para a causa. 

O deputado Rogério Morro da Cruz (sem partido) esclareceu que os moradores não podem ser acusados de invasão. “Os moradores da Ponte Alta que estão aqui não são invasores. Precisamos de regularização fundiária para trazer tranquilidade aos brasilienses”, afirmou. Joaquim Roriz Neto (PL) também se solidarizou com a comunidade e lembrou de um dito de seu avô, o ex-governador Joaquim Roriz. “Meu avô sempre falava que para uma pessoa ter dignidade ela precisa de emprego e de uma casa para criar seus filhos”, disse. 

Gabriel Magno (PT) criticou o Governo do Distrito Federal pelas derrubadas e pediu diálogo para solucionar o problema. “O governador Ibaneis prometeu na campanha eleitoral que iria construir casas com dinheiro do próprio bolso. E agora, quando eleito, derruba as casas das pessoas. O governo precisa interromper as derrubadas e sentar com esta Casa para discutir o problema, e não jogar o trator em cima daqueles que não têm como se defender”, afirmou o deputado. Max Maciel (PSOL) reclamou do tratamento dispensado aos moradores da região. “Os moradores foram criminalizados e chamados de vagabundos, isso é inaceitável”, frisou.

Para o deputado Fábio Félix (PSOL), as derrubadas foram ilegais. “O movimento Despejo Zero já mapeou mais de 30 despejos ilegais promovidos pelo governador Ibaneis no DF. Isso é intolerável. Existe toda uma legislação que exige notificação prévia antes da derrubada. Na verdade essas pessoas são vítimas da falta de planejamento fundiário e agora o governo simplesmente liga o trator em cima da população. O grito de desespero que ecoa hoje na galeria da Câmara Legislativa é de pessoas que perderam tudo em uma ação de despejo que do meu ponto de vista é ilegal.”, reclamou. 

Paula Belmonte (Cidadania) também condenou as derrubadas de casas na Ponte Alta do Gama. “É importante termos pontes e ciclovias, mas o mais importante é a dignidade da moradia. Não consigo imaginar o que é ser uma mãe que trabalha e busca um futuro melhor para seus filhos encontrar sua casa derrubada”, criticou. Jaqueline Silva (MDB), por sua vez, disse que o governador Ibaneis Rocha vai resolver o problema. “O nosso governador está ciente de tudo e a Terracap já está fazendo estudos para a regularização”, informou. 

Thiago Manzoni (PL) defendeu a busca de uma solução conjunta. “Precisamos de soluções consensuais. Não adianta apontar o dedo para buscar culpados”, disse. Por fim, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), garantiu que o Poder Legislativo irá buscar uma solução junto ao GDF. ”Iremos fazer na próxima semana uma reunião com todos os órgãos envolvidos para dar tranquilidade às famílias. Vamos resolver a questão de Ponte Alta, é uma questão de honra para esta Casa”, prometeu.

Eder Wen - Agência CLDF