Deputadas lamentam falta de “dados técnicos” do GDF para contestar relator do novo marco fiscal

Publicado em 23/05/2023 21h01

Foto: Renan Lisboa/CLDF

A inclusão do Fundo Constitucional do DF no projeto de lei do arcabouço fiscal em tramitação no Congresso Nacional foi, novamente, tema de manifestações no plenário da Câmara Legislativa. Na sessão desta terça-feira (23), a deputada Paula Belmonte (Cidadania) relatou reunião de distritais, congressistas e integrantes do GDF com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-AL), e disse ter sentido “constrangimento” pelo fato de o GDF não ter apresentado “dados técnicos” para rebater o relator do projeto.

Para a distrital, o GDF estava “mal preparado” para responder aos questionamentos: “Esperávamos que a Secretaria de Fazenda estivesse mais preparada tecnicamente”. E continuou: “Precisamos de respaldo técnico, mais argumentos para podermos convencer os líderes”.

A deputada Dayse Amarilio (PSB) elogiou a mobilização dos distritais em busca de reverter a inclusão do Fundo Constitucional no projeto do limite de gastos, mas acompanhou a opinião da colega em relação ao GDF, dizendo também ter ficado “constrangida” com a falta de justificativas técnicas.

A distrital alertou ainda que, se o texto passar como está, os serviços públicos do DF vão “colapsar”: “Os serviços vão parar, os salários estarão em risco, não poderá haver novas nomeações”. “Todos precisam se envolver nessa luta, precisamos estar unidos”, concluiu.

Distritais se unem em defesa do Fundo Constitucional do DF

Denise Caputo - Agência CLDF