Comissão geral debate incêndios no DF nesta quinta (28)
Comissão geral debate incêndios no DF nesta quinta (28)
De janeiro ao dia 11 de agosto de 2025, foram registrados 4.547 focos de queimadas no DF
Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF

A iniciativa é do deputado Max Maciel
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta quinta-feira (28), às 15h, no plenário, a comissão geral “Ações de Combate a Incêndios do DF: Proteger Vidas e Preservar o Cerrado”, de iniciativa do deputado Max Maciel (Psol). O objetivo é debater medidas urgentes para enfrentar o aumento dos incêndios florestais, que vêm atingindo proporções cada vez maiores nesta época do ano.
Entre os dias 1º e 7 de agosto, o Corpo de Bombeiros registrou 362 ocorrências de incêndios florestais no DF, um aumento de cerca de 30% em relação ao mesmo período de julho. Apenas no dia 11 de agosto, foram registradas 77 ocorrências, com 187,85 hectares atingidos. Além dos graves prejuízos ambientais e da perda da biodiversidade, a fumaça provocada pelas queimadas tem impactado diretamente a saúde da população, agravando quadros respiratórios.
Já confirmaram presença na Comissão representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Corpo de Bombeiros Militar, além de especialistas em governança climática e representantes de movimentos sociais.
Segundo Max Maciel, a comissão geral será um espaço de diálogo e de construção coletiva para enfrentar os desafios ambientais e garantir a preservação do cerrado, além de cobrar do GDF medidas de prevenção e combate às queimadas. “Estamos diante de um colapso climático evidente que já atinge o Distrito Federal. Precisamos tratar os incêndios florestais como uma questão de saúde pública e de sobrevivência ambiental. É urgente fortalecer políticas de prevenção e enfrentamento às queimadas. Por isso, vamos debater quais medidas devem ser adotadas para evitar essa reincidência e encaminhar aos órgãos responsáveis”, destacou.
A Comissão Geral será aberta ao público e transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital.
*Com informações da assessoria de comunicação do deputado Max Maciel
Agência CLDF