Publicador de Conteúdos e Mídias

Comissão geral debate incêndios no DF nesta quinta (28)

De janeiro ao dia 11 de agosto de 2025, foram registrados 4.547 focos de queimadas no DF
Publicado em 27/08/2025 16h14

Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF

A iniciativa é do deputado Max Maciel

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta quinta-feira (28), às 15h, no plenário, a comissão geral “Ações de Combate a Incêndios do DF: Proteger Vidas e Preservar o Cerrado”, de iniciativa do deputado Max Maciel (Psol). O objetivo é debater medidas urgentes para enfrentar o aumento dos incêndios florestais, que vêm atingindo proporções cada vez maiores nesta época do ano.

Entre os dias 1º e 7 de agosto, o Corpo de Bombeiros registrou 362 ocorrências de incêndios florestais no DF, um aumento de cerca de 30% em relação ao mesmo período de julho. Apenas no dia 11 de agosto, foram registradas 77 ocorrências, com 187,85 hectares atingidos. Além dos graves prejuízos ambientais e da perda da biodiversidade, a fumaça provocada pelas queimadas tem impactado diretamente a saúde da população, agravando quadros respiratórios.

Já confirmaram presença na Comissão representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Corpo de Bombeiros Militar, além de especialistas em governança climática e representantes de movimentos sociais.

Segundo Max Maciel, a comissão geral será um espaço de diálogo e de construção coletiva para enfrentar os desafios ambientais e garantir a preservação do cerrado, além de cobrar do GDF medidas de prevenção e combate às queimadas. “Estamos diante de um colapso climático evidente que já atinge o Distrito Federal. Precisamos tratar os incêndios florestais como uma questão de saúde pública e de sobrevivência ambiental. É urgente fortalecer políticas de prevenção e enfrentamento às queimadas. Por isso, vamos debater quais medidas devem ser adotadas para evitar essa reincidência e encaminhar aos órgãos responsáveis”, destacou.

A Comissão Geral será aberta ao público e transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital.

*Com informações da assessoria de comunicação do deputado Max Maciel

Agência CLDF

Mais notícias sobre