CLDF reconhece o médico Renilson Rehem como cidadão honorário de Brasília

Publicado em 26/04/2022 11h36

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O homenageado esteve à frente do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) por 10 anos

Nesta terça (26) a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza Sessão Solene para conceder o título de cidadão honorário de Brasília ao médico Renilson Rehem por iniciativa do deputado Agaciel Maia (PL). O evento tem início às 19h no Plenário da CLDF com transmissão pela TV Câmara Distrital no canal aberto 9.3 e também no YouTube.

Renilson Rehem é médico formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Administração de Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é secretário-geral do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). A entidade representa as Organizações Sociais de Saúde, reunindo 21 instituições responsáveis por administrar hospitais e outros serviços públicos de saúde.

Em sua trajetória profissional, Rehem foi secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde (1998 a 2002) e secretário Adjunto de Saúde do Estado de São Paulo (2007 a 2009). Também esteve à frente do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) por 10 anos, além de ter ocupado vários cargos na Secretaria de Estado de Saúde da Bahia e no extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps).

Autor do requerimento que deu origem à solenidade, o deputado Agaciel Maia salienta que o título é “um reconhecimento pelo exemplar trabalho realizado no Hospital da Criança José de Alencar”.

O HCB é um hospital público, que atende 100% SUS, com foco em pediatria e foi criado pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Atualmente é gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), associação de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos.

Segundo relatório disponibilizado na página da instituição na internet, em março de 2022 foram realizadas 352 cirurgias, feitos mais de 46,4 mil atendimentos ambulatoriais e 7,5 mil consultas médicas. Tudo isso, alcançando 96,6% de índice de satisfação do paciente e familiares.

Francisco Espínola - Agência CLDF