Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF realiza abertura do programa Conhecendo o Parlamento

Publicado em 19/03/2024 18h17

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

A Câmara Legislativa realizou, na tarde desta terça (19), solenidade de abertura do programa Conhecendo o Parlamento 2024, um projeto elaborado pela Escola do Legislativo do Distrito Federal (Elegis). A cerimônia contou com a presença do deputado Thiago Manzoni (PL), da diretora da Elegis, Jane Mary Marrocos, e da subsecretária de Educação Inclusiva e Integral do DF, Vera Lucia Ribeiro de Barros.

Alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Guará acompanharam o evento, que tem por objetivo fomentar o interesse  político e cívico dos estudantes. Durante a cerimônia, foram apresentados temas como funcionamento do Poder Legislativo, manutenção da democracia e importância da participação popular nas decisões públicas.

Reformulação

Em 2023, a Casa recebeu mais de 8 mil participantes do programa. Este ano, está prevista a realização de 96 edições do projeto, com público estimado de aproximadamente 12 mil pessoas. Segundo Jeizon Lopes, servidor da CLDF e um dos palestrantes da cerimônia, a proposta foi reestruturada para tornar os encontros mais atrativos para os estudantes em 2024.

“Houve uma reformulação completa com objetivo de aprimorar o que já era considerado muito bom. Haverá mais apresentações e encontros, e a equipe acredita, sinceramente, que será um grande sucesso”, afirma Lopes. “As inscrições para este ano já esgotaram, mas talvez haja a possibilidade de algumas inscrições adicionais, dependendo de questões administrativas”, ressalta.

Uma inovação introduzida na reestruturação do Conhecendo o Parlamento deste ano foi a criação de duas novas mascotes para representação visual do programa. A votação para escolha dos nomes dos personagens é aberta ao público e está disponível no portal da CLDF até 30 de abril.

Na solenidade, Manzoni aconselhou aos jovens a se esforçarem nos estudos e a valorizar o potencial transformador da educação. “Honrem os pais de vocês, respeitem os professores, sejam cordiais com as pessoas, sejam bem educados, estudem, se dediquem. Sem dedicação a gente não alcança absolutamente nada na vida”, enfatizou o parlamentar. 

Projetos

O programa Conhecendo o Parlamento é destinado a estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do Distrito Federal. A proposta subdivide-se entre os projetos Cidadão do Futuro, Jovem Cidadão, Cidadania para Todos e Câmara Legislativa vai à Escola. 

No evento, os participantes acompanham palestras ministradas por servidores da CLDF e visitam instalações da Casa. As visitas são realizadas às terças e quartas-feiras, nos períodos matutino, das 08h às 11h, e vespertino, das 14h às 17h. A programação tem duração de aproximadamente três horas, para um grupo de até 135 pessoas.

Interessados em participar podem agendar visita nos dias disponibilizados no calendário da Casa por meio de formulário online. Em casos de inscrições encerradas, o pedido para compor a lista de espera pode ser enviado para o endereço eletrônico conhecendooparlamento@cl.df.gov.br, informando nome da unidade escolar, contato do responsável pela solicitação e faixa etária dos estudantes.

Amanda Gonçalves (estagiária) - Agência CLDF