CLDF festeja 19 anos da cidade Estrutural com sessão solene

Publicado em 10/02/2023 11h54

Foto: Tiago Oliveira/Gab. Doutora Jane

A deputada Doutora Jane recebeu as chaves da cidade das mãos do administrador regional da cidade, Alceu Prestes

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou sessão solene para marcar 19 anos de fundação da Cidade Estrutural, cuja data oficial é 19 de janeiro. Autora do requerimento, a deputada Doutora Jane (Agir) reafirmou sua ligação com a comunidade. "Tenho um carinho muito especial pela Cidade Estrutural pois atuei como delegada-chefe na 8ª DP e tive um contato muito próximo com os moradores da região. Voltar aqui no aniversário da cidade é muito gratificante. Em quatro anos de mandato vocês terão um gabinete que lhes representa”, destacou a deputada.

Para comprovar essa ligação, o administrador regional do SCIA e Cidade Estrutural, Alceu Prestes, anunciou a entrega da chave simbólica para a distrital. “Essa é uma homenagem especial com a entrega da chave da Estrutural para a deputada Doutora Jane”.

Em seguida, Alceu pediu apoio para melhorias na comunidade. “Temos uma série de obras a serem feitas. Precisamos de ajuda com emendas. Por exemplo, para fazer as calçadas e ciclovias pegando da Cidade do Automóvel até chegar na Unidade de Reciclagem de Entulho (URE), pela parte de fora”, solicitou. Prontamente, ele teve o pedido acolhido. “Agradeço de coração por receber essa chave. Isso só aumenta o meu compromisso com a Cidade Estrutural. Vamos ajudar sim com recurso de emenda parlamentar. Agora vocês têm uma madrinha”, exclamou Jane.

Santa Luzia

A conselheira tutelar Irene Nascimento participou do evento como representante das lideranças comunitárias. “Quero parabenizar a Estrutural pelos 19 anos. É uma história de muita luta, muito sangue derramado. Nossa cidade precisa de unidade de saúde e de escolas. Quero lembrar o sofrimento da comunidade de Santa Luzia, onde as pessoas ainda não conseguem acesso às políticas do Estado”, registrou.

No mesmo sentido, Alceu também disse que tem Santa Luzia como missão. “Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), em breve estaremos resolvendo esse problema da invasão. Vamos mudar esse nome e colocar como um bairro da cidade, melhorando a inclusão da região nas políticas públicas”, afirmou.

Ainda participaram da solenidade diversos representantes do GDF e da comunidade. A delegada-chefe da 8º DP, Dra. Bruna Eira Xavier, disse que “a segurança é um dever de todos, inclusive da sociedade. Por isso, estamos sempre de portas abertas. Precisamos do contato com vocês, que falem conosco e confiem na gente. Mesmo que não seja um problema policial, estaremos prontos para ajudar”.

Escola

Já a Profª Fernanda Costa Melo, coordenadora da Regional de Ensino do Guará, que atende a Cidade Estrutural, falou sobre a que a necessidade de vagas para alunos na comunidade é conhecida e terá atenção durante o trabalho. “Temos mais de 10 mil alunos matriculados e fazemos o transporte de mais de 6 mil alunos na Estrutural. Juntos, vamos buscar a construção de novas salas para atendimento da nossa comunidade”, garantiu.

História

A Cidade Estrutural compõe o Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) e teve seu nome inspirado na via que corta a região ao sul, a via Estrutural (DF-095). A população urbana estimada da RA SCIA/Estrutural é de 48 mil pessoas, incluindo a comunidade vizinha Santa Luzia.

A formação da Estrutural tem sua origem em uma invasão de catadores de lixo próximo ao aterro sanitário do Distrito Federal. Pessoas eram atraídas para o lixão em busca de meios de sobrevivência e foram alinhando seus barracos para moradia na localidade. Em meados dos anos 70 foi aberta a rodovia DF-095, Estrada Parque Ceilândia (EPCL) para interligar a Estrada Industria e Abastecimento (EPIA), na altura da Cidade do Cruzeiro à Taguatinga, hoje conhecida como Pistão Norte. Em 1989, foi criado o SCIA em frente à Vila, época em que se previa a remoção da invasão, para outro local. Tentativas foram realizadas neste sentido, mas sem sucesso.

No início dos anos 90 aquele conjunto de barracos adjacentes ao lixão foi-se ampliando e transformando na “Invasão da Estrutural”. No início pouco menos de 100 domicílios encontravam-se fincados por ali. A conhecida invasão ampliou-se e mais tarde foi transformada em Vila Estrutural, então pertencente à Região Administrativa do Guará. Em janeiro de 2004 a Lei nº 3.315 criou o SCIA, que foi transformado em Região Administrativa XXV e adotando a Vila Estrutural como sua sede urbana.

Foram entregues para membros da comunidade 50 certificados de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados à comunidade e pela participação nos 19 anos da história da Cidade Estrutural.

Francisco Espínola - Agência CLDF