Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF debate políticas inclusivas e combate ao estigma do HIV/aids

Audiência Pública é iniciativa de Fábio Felix (Psol) e tratará de políticas de cuidado e estratégias de enfrentamento ao vírus e à síndrome no Distrito Federal
Publicado em 11/12/2025 10h00

Foto: Carolina Curi/Agência CLDF

Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre HIV, aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Câmara Legislativa do Distrito Federal promove audiência pública, nesta quinta-feira (11), às 19h, para debater políticas de cuidado, estratégias de enfrentamento e ações voltadas ao combate ao estigma de pessoas vivendo com o vírus e a síndrome no DF. Iniciativa do deputado Fábio Felix (Psol), o encontro será na sala de Comissão Itamar Pinheiro Lima. 

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES-DF), divulgado neste mês, 42,6% dos casos de HIV registrados entre 2020 e 2024 no DF ocorreram em jovens de 20 a 29 anos. No caso da aids, essa faixa etária também concentra a maior proporção de ocorrências, com 30% dos registros. 

Na avaliação de Fábio Felix, o encontro é essencial para construir estratégias mais eficazes para reduzir o preconceito e ampliar políticas públicas inclusivas de saúde voltadas para pessoas vivendo com vírus e a síndrome no DF. “Esse debate é uma oportunidade de ouvir especialistas, gestores, representantes da sociedade civil e pessoas que vivem com HIV/aids, contribuindo para a formulação de soluções concretas”, salienta o parlamentar.

A audiência pública pode ser acompanhada na TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, pelo canal da CLDF no YouTube.

 

 

Agência CLDF