Solenidade no plenário da CLDF celebra os 50 anos da Embrapa

Publicado em 22/11/2023 14h19

Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF

A Câmara Legislativa celebrou os cinquenta anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em sessão solene no plenário na manhã desta quarta-feira (22), com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube

O autor da homenagem, deputado Wellington Luiz (MDB), destacou que a Embrapa é uma das empresas mais importantes do País, sendo, portanto, “motivo de alegria e orgulho” para a CLDF comemorar este aniversário, celebrado com todos os seus servidores, “heróis invisíveis da sociedade brasileira”.

Ao agradecer a homenagem da Casa, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, resgatou a história e dividiu as conquistas da empresa, obtidas em parceria com os órgãos estaduais de pesquisa, parceria público-privadas e, principalmente, com os produtores rurais, a quem ela pediu uma salva de palmas. Primeira mulher a comandar a instituição, Massruhá disse que, nesses cinquenta anos, a empresa investiu muito em estrutura, mas, especialmente, em pessoas, o que propiciou a formação de um quadro de pessoal de excelência.

Segundo ela, a Empraba tem “a sustentabilidade como fio condutor” e contribuiu com a revolução na agropecuária do Brasil, que se tornou uma potência agrícola. A presidente discorreu também sobre as diversas atuações e pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, que devem ser potencializadas nos próximos anos para que a empresa continue sendo “referência em agricultura tropical”. Nesse cenário, ela citou o necessário suporte das políticas públicas.

“O apoio do Legislativo é fundamental para que uma empresa como a Embrapa possa avançar”, reforçou a diretora-executiva da empresa, Selma Beltrão, que reiterou a importância do trabalho em rede. Ela citou a robustez dos recursos humanos no DF, com cerca de mil e quinhentos servidores, os quais atuam em cinco unidades de pesquisa: agroenergia, café, cerrado, hortaliças, recursos genéticos e biotecnologia.

Para o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso, a história da agricultura brasileira se confunde com a própria Embrapa, perpassando as fases de expansão, de produtividade, e a atual, de sustentabilidade. Na avaliação de Alonso, nos próximos anos deve haver uma nova revolução na agricultura, no contexto da bioeconomia, onde devem ter destaque os biocombustíveis e os químicos renováveis, cenário este em que o papel da empresa continuará a ser fundamental.

Ao observar que a Embrapa Café coordena o programa de pesquisa nacional sobre esse produto, o chefe da área, Antônio Fernando Guerra, lembrou que o Brasil é o maior exportador mundial do produto, responsável por cerca de R$ 7 bi na balança comercial brasileira. “A cultura do café acompanha o desenvolvimento do nosso País”, afirmou. Guerra pontuou ainda que hoje há 340 mil produtores rurais de café, sendo que 82% são pequenos produtores e produtores familiares. “Essa é a nossa maior força”, considerou.

Revitalização

Chefe da unidade Cerrados, Sebastião Pedro Neto ressaltou que a Embrapa participou da transformação do Brasil, que, há cinquenta anos era um país importador de alimentos e hoje ocupa o primeiro lugar de produtor e exportador de soja, milho e carne de frango. Nesse período, a empresa conseguiu, a partir de pesquisa científica, adaptar um leque de produtos ao ambiente tropical brasileiro, informou. “O aniversário de cinquenta anos é um marco para que possamos refletir sobre a empresa”, opinou, ao argumentar pela necessidade de revitalização do quadro de pessoal, uma vez que “a primeira geração cumpriu sua missão”. Por isso, ele pediu apoio para a realização de concurso a fim de repor o quadro de servidores, que são “a maior riqueza da Embrapa”.

As contribuições da Embrapa Hortaliças foram expostas pelo chefe da unidade, Warley Nascimento, ao assinalar que a empresa capacita os produtores de hortaliças do DF e Entorno. Já o responsável pelos Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcelo Silva, explicou que o objetivo da unidade é conservar a diversidade e o banco genético da área de agricultura e pecuária do País.

Referência mundial

Por sua vez, o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, enfatizou que a Embrapa, nesses cinquenta anos, transformou-se na maior empresa pública de pesquisa agropecuária do País, referência mundial nas pesquisas em agricultura tropical.  De acordo com Vidal, a Embrapa contribuiu com a expansão da fronteira agrícola, adaptação de culturas, melhoramento genético e incorporação de novas áreas de plantio.
Ao término da solenidade, servidores e parceiros da empresa foram homenageados com moções de louvor pelos serviços prestados à população do DF.

Franci Moraes - Agência CLDF